Philips fecha última fábrica em Portugal

A holandesa Philips vai encerrar até ao final de 2009 a sua última fábrica em Portugal, de controlos remotos, em Ovar, deixando no desemprego cerca de 70 trabalhadores, disse hoje à Lusa fonte da empresa.

Francisco Hortihuila, responsável pela comunicação da Philips Iberia, disse à Lusa que o encerramento da fábrica ainda não tem data definida, estando apenas decidido que será este ano.

A empresa está a negociar a rescisão contratual com os cerca de 70 trabalhadores, acrescentou.

Francisco Hortihuila referiu que o encerramento se enquadra na estratégia do grupo de consolidar a produção e fazer economia de escala, transferindo a produção para unidades noutros países.

A Philips instalou-se em Portugal em 1927, com a criação de uma empresa comercial, tendo iniciado em 1942 a actividade industrial, com o fabrico de lâmpadas na Fábrica Portuguesa de Artigos Eléctricos, em Cabo Ruivo.

Em 1970, instalou um parque industrial em Ovar que chegou a dar emprego a cerca de 2.500 pessoas.

Trinta anos mais tarde, a empresa dividiu o parque de Ovar em cinco unidades industriais, quatro das quais já foram desmanteladas ou vendidas, restando apenas a de controlos remotos, com encerramento marcado para este ano.

Sugerir correcção
Comentar