Leopardo das neves “vence” o prémio de Fotografia Wildlife 2008

Foto
Steve Winter teve que resistir a temperaturas abaixo dos 40 graus Celsius negativos com as suas catorze máquinas de controlo remoto para conseguir este feito Steve Winter (Wildlife Photographer of the Year)

Será difícil imaginar a quantidade de rolos que Steve Winter gastou até obter esta fotografia, que lhe deu o prémio Wildlife 2008. O norte-americano precisou passar dez meses ao frio, nas remotas montanhas da Índia central, para conseguir registar o leopardo das neves, uma espécie em vias de extinção.

O grande vencedor deste ano contou que estava quase a perder a esperança, quando acordou numa manhã gelada de Maio e percebeu o que tinha acontecido. “Fiquei radiante por ter conseguido finalmente tirar a fotografia dos meus sonhos – um leopardo das neves selvagem no seu habitat natural”, disse citado pela “BBC news”.

Steve Winter teve que resistir a temperaturas abaixo dos 40 graus Celsius negativos com as suas catorze máquinas de controlo remoto para conseguir este feito, nas inóspitas montanhas do Parque Nacional das Altas Montanhas de Ladakh Hemis.

O prémio Wildlife 2008 é promovido pela revista “BBC Wildlife” (Vida Selvagem, em português) e pelo Museu de História Natural de Londres. Na edição número 44 a competição conseguiu ter 32350 fotografias a concurso de 82 países, entre as quais foi escolhida esta com o leopardo das neves.

Mark Carwardine, um dos júris do prémio, citado pela “BBC News”, justificou a atribuição do primeiro lugar com “o drama da neve, o mistério da escuridão, a postura do quase nunca fotografado leopardo das neves e a composição intrigante” da fotografia de Steve Winter.

O Museu de História Natural de Londres mostra esta e outras fotografias do concurso a partir de amanhã e até 26 de Abril de 2009.

Sugerir correcção
Comentar