Sócrates considera aeroporto de Beja “baixo investimento para grande benefício”

O aeroporto de Beja deve estar operacional em finais de 2008
Fotogaleria
O aeroporto de Beja deve estar operacional em finais de 2008 Nuno Veiga/Lusa
Fotogaleria

O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje um “baixo investimento para um grande benefício” a construção do aeroporto de Beja, operacional em 2008, um projecto estruturante para o Alentejo, interligado com o Porto de Sines e a barragem de Alqueva.

“O aeroporto de Beja há muito que devia estar decidido”, afirmou José Sócrates, após colocar, simbolicamente, a primeira pedra das obras de construção da infra-estrutura aeroportuária, num terreno anexo à Base Aérea nº 11 de Beja (BA11).

Prometendo que o actual Governo vai concentrar esforços na concretização do aeroporto, num investimento de 33 milhões de euros, o chefe do Governo apelidou o lançamento da primeira pedra como “o início de uma nova época para o Alentejo”.

“O aeroporto de Beja constitui um contributo fundamental para dar um novo posicionamento ao Alentejo e potenciar os recursos endógenos”, prosseguiu Sócrates, destacando também a importância do projecto de Alqueva e do Porto de Sines para o desenvolvimento da região.

Obras da primeira fase adjudicadas

O investimento no Aeroporto de Beja, explicou, vai ser importante, em termos logísticos, para potenciar tudo aquilo que é produzido em Portugal e se destina à economia global.

“E logística significa colocar os produtos no tempo adequado e no momento certo junto dos consumidores”, disse.

A mesma opinião foi antes partilhada pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, para quem o novo aeroporto se assume como “um dos vértices que fecha o triângulo de desenvolvimento do Alentejo”, a par do Porto de Sines e da Barragem de Alqueva.

Orçadas em dez milhões de euros, as obras do Terminal Civil da primeira fase do Plano de Desenvolvimento do Aeroporto, que deverão começar nos próximos 30 dias, foram adjudicadas sexta-feira à Sopol-Sociedade de Construção de Obras Pública.

Com um investimento total na ordem dos 33 milhões de euros, o aeroporto de Beja, um projecto há muito prometido e reclamado para a região, deverá estar operacional em finais de 2008.

Estado paga 30 por cento

As primeiras obras, que deverão durar um ano, incluem terraplenagens e a construção de placas de estacionamento, áreas operacionais e estradas de ligação às pistas da Base Aérea nº 11 de Beja (BA11).

A construção do aeroporto será financiada, em 30 por cento, pelo Orçamento de Estado, com verbas já contempladas no Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) de 2006 e 2007.

Os restantes 70 por cento serão garantidos por fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A manutenção de aeronaves, o transporte de cargas e os voos de passageiros são as valências apontadas para o futuro aeroporto, que vai ficar a cinco minutos da cidade de Beja e resultará do alargamento da utilização da Base Aérea nº 11 para fins civis.

Sugerir correcção
Comentar