Primeiras imagens de golfinhos no ventre materno foram gravadas em Portugal

Foto
A gestação destes mamíferos é de 52 a 54 semanas António Cotrim/Lusa (arquivo)

As primeiras imagens de um golfinho ainda no ventre da mãe foram gravadas este ano no Zoomarine, no Algarve, e fazem parte de um documentário a apresentar pelo canal da National Geographic este domingo.

A pedido do canal da National Geographic foram captadas imagens de "fêmeas grávidas e bem treinadas para poderem ser filmadas através de comportamentos médicos voluntários", explicou hoje Élio Vicente, do Zoomarine.

Durante Janeiro e Fevereiro deste ano, Cher e Colby, dois golfinhos-roazes (Truncatus truncatus), "não se importaram de estar suficientemente imóveis enquanto as ecografias eram realizadas por Thomas Hildebrant", acrescentou, em comunicado.

A gestação destes mamíferos é de 52 a 54 semanas e, durante esse tempo, "os bebés desenvolvem as capacidades necessárias para, por exemplo, poder nadar, logo após o nascimento, com velocidades que podem alcançar os 35 quilómetros/hora. As suas capacidades de ecolocalização (que lhes permitem detectar uma bola de golfe a mais de 90 metros de distância) também se começam a desenvolver nesta fase".

Estas imagens poderão dar mais informações sobre os antepassados destes mamíferos marinhos.

Além das imagens de golfinhos, o documentário "Vida no ventre: mamíferos" mostra, pela primeira vez, imagens de outras duas espécies: cão e elefante.

Sugerir correcção
Comentar