Alterações climáticas: aves migratórias regressam cada vez mais cedo à Europa

É necessário ter mais informações sobre os efeitos das alterações do clima na migração das aves Jim Hollander/EPA

Uma equipa de cientistas analisou dados de 30 espécies de aves obtidos ao longo de 24 anos e concluiu que algumas aves estão a regressar vários dias mais cedo em relação à década de 80. Esta alteração é maior nas aves que percorrem longas distâncias e menor nas que viajam menos quilómetros.

Os investigadores acreditam que a migração antecipada destas aves pode resultar de alterações evolutivas, impulsionadas pelas alterações do clima.

Estudos anteriores já confirmaram que, na Primavera, as aves nunca chegaram tão cedo à Europa como agora. Mas a maioria das investigações sugere que as aves que viajam distâncias mais curtas podem ajustar mais facilmente os seus “calendários de voo” porque estas podem continuar a controlar as alterações climáticas nas regiões onde passam a Primavera e o Verão ainda que estejam em habitats onde invernam. Contrariamente, a maioria dos cientistas duvida que aves que passem o Inverno em África possam ser influenciadas para um regresso antecipado. Agora, esta equipa de investigadores mostra que sim.

O cientista sueco Niclas Jonzén, da Universidade de Lund e coordenador do estudo, diz que a melhor explicação é que as aves que migram de África passaram por alterações evolutivas “baseadas na pressão selectiva para uma reprodução antecipada na Europa”. Com a chegada da Primavera mais cedo ao Norte da Europa, os recursos alimentares também ficam disponíveis mais cedo. Por isso, as aves que conseguem migrar e reproduzir-se mais cedo na Primavera podem ter uma vantagem sobre aquelas que não se adaptam às alterações climáticas.

Tim Sparks, cientista do Centro de Ecologia e Hidrologia em Huntingdon, Reino Unido, tem dúvidas quanto às conclusões do estudo e defende que são necessárias mais informações. No entanto, diz que a investigação “é mais um passo na direcção certa”.

“Muitas espécies de aves estão a sofrer graves declínios populacionais. (...) Sem dúvida que é necessário ter mais informações sobre os efeitos das alterações do clima na migração das aves para prever futuras mudanças na biodiversidade”.