Casa Pia: Sampaio diz que não serão poupadas diligências nas investigações

Foto
"É preciso que as investigações e o funcionamento da justiça assegurem aos portugueses que se vai até ao fim", diz Sampaio João Relvas/Lusa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, garantiu hoje que não serão poupadas diligências nas investigações aos alegados casos de pedofilia na Casa Pia de Lisboa, sublinhando que os portugueses precisam de confiar na justiça.

"Os processos judiciais que tiverem de ser levantados, serão levantados. As investigações serão feitas e não se pouparão diligências", garantiu Jorge Sampaio aos jornalistas à margem da conferência "Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis", organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Para o chefe de Estado, "é preciso que as investigações e o funcionamento da justiça assegurem aos portugueses que se vai até ao fim. Os portugueses precisam de ter confiança na justiça".

"É preciso proteger as vítimas e os queixosos. Precisamos contar com eles, mas é necessário que a sua auto-estima não seja liquidada", defendeu também Sampaio.

Outra das preocupações do Presidente da República é a própria Casa Pia."Conhecendo as tradições e o bem que a instituição tem feito, é preciso ajudá-la a sair deste momento difícil", afirmou.

Acompanhamento para ex-alunos

Por seu lado, Daniel Sampaio (médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e participante na conferência) manifestou preocupação, sobretudo, com os antigos alunos da Casa Pia, alegadamente vítimas de pedofilia.

Os actuais alunos da instituição devem ter acompanhamento, mas este deve estender-se também aos ex-alunos, defendeu.

Os antigos alunos "são pessoas que construíram a sua vida em segredo e as revelações agora feitas no seio das suas actuais famílias constituem um risco. Estão a reviver situações muito traumáticas", disse.

Segundo o mesmo especialista, o problema de abuso sexual é muito mais frequente do que as pessoas imaginam.

Carlos Silvino, conhecido por "Bibi", ex-funcionário da Casa Pia de Lisboa, está — desde ontem — em prisão preventiva, por suspeita de abuso sexual de menores.

Ontem, também o primeiro-ministro, Durão Barroso, manifestou-se indignado com as suspeitas de pedofilia na Casa Pia, afirmando que o Governo solicitou à Procuradoria-Geral da República o "esclarecimento cabal" do caso.

O caso de pedofilia na Casa Pia de Lisboa foi revelado no sábado através de uma investigação jornalística conjunta do semanário "Expresso" e da SIC, desenvolvida pelos jornalistas Felícia Cabrita e Miguel Ribeiro.

Sugerir correcção
Comentar