Socialistas à frente das intenções de voto com 37,2 por cento

Foto
Os dados indicam ainda uma subida das intenções de voto no PS em relação ao anterior estudo de opinião Manuel de Almeida/Lusa

Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o PS venceria com 37,2 por cento das intenções de voto, contra 32,2 por cento do PSD, revela hoje uma sondagem Rádio Renascença/"Expresso".

Os dados do painel mensal da Eurosondagem para a RR e o semanário "Expresso" indicam uma subida das intenções de voto no Partido Socialista em relação ao anterior estudo de opinião, enquanto o PSD se mantém praticamente igual.

Por sua vez, o CDS-PP desceu, ficando agora pelos 6,8 por cento, enquanto o PCP e o Bloco de Esquerda se mantêm, respectivamente, nos 5,8 por cento e nos 3,9 por cento.

Ainda segundo esta pesquisa, o caso Moderna/Portas está a prejudicar a imagem do Governo, na opinião de 65 por cento dos inquiridos.

A conduta do ministro da Defesa e líder do CSD-PP é considerada grave para 34,4 por cento dos inquiridos, muito grave para 19,6 por cento e pouco grave para 32,3 por cento.

De acordo com este dados, a esmagadora maioria dos inquiridos (58,8 por cento) considera que Paulo Portas deve ir à Assembleia da República prestar esclarecimentos sobre o seu envolvimento no processo da Moderna.

Quanto ao cenário de uma eventual demissão apresentada por Paulo Portas do cargo de ministro de Estado e da Defesa, a maioria é contra, embora considere que a coligação governamental iria resistir à saída de Portas do Governo.

Também a maioria (53,9 por cento) é da opinião que o chefe do Executivo não deve afastar Paulo Portas do cargo de ministro da Defesa.

Este estudo foi realizado pela Eurosondagem nos dias 25, 26, 27, 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2002, através de 1030 entrevistas telefónicas validadas. O universo foi a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal continental, estando o erro máximo da amostra nos 2,2 por cento.

Sugerir correcção
Comentar