Sonae aumenta vendas, lucros descem 21%

Retalho alimentar e especializado impulsionam crescimento do volume de negócios.

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Continente, Meu Super e Continente Bom Dia conseguiram aumentar as vendas em 3,6% para 1691 milhões de euros Enric Vives Rubio

Os lucros da Sonae caíram 21% para 77 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, considerando o resultado atribuível ao accionista. O grupo, que detém o Continente e o PÚBLICO, conseguiu aumentar o volume de negócios em 4,4% para 2431 milhões de euros graças ao negócio do retalho alimentar e especializado, com as marcas Zippy, Worten ou Sport Zone.

O resultado indirecto cifrou-se nos 11 milhões de euros, uma descida de 74,3% face ao ano passado relacionada com a reavaliação de activos da Sonae Sierra “assim como do ganho de capital obtido com a venda da participação directa de 2,14% no capital da Nos”. Em comparação com 2015, “a contribuição do resultado indirecto foi menor em 32 milhões de euros devido ao efeito negativo do mark-to-market da Nos e à menor contribuição da Sonae Sierra”. “Fruto desta evolução homóloga do resultado indirecto, o resultado líquido atribuível a accionistas totalizou 77 milhões de euros, comparando com 97 milhões no primeiro semestre de 2015”, indica a empresa em comunicado.

Continente, Meu Super e Continente Bom Dia conseguiram aumentar as vendas em 3,6% para 1691 milhões de euros, com um reforço (não revelado) “da quota de mercado do Continente num mercado maduro e competitivo”. Este crescimento não reflecte um maior dinamismo no consumo em Portugal, mas sim a aposta dada aos preços, ou seja, às promoções. Ângelo Paupério, co-presidente executivo da Sonae refere que a Sonae MC, o braço do grupo para o retalho alimentar, “consolidou o seu posicionamento de operador com os preços mais baixos sem abdicar de níveis de rentabilidade de referência”. Nos primeiros seis meses do ano, o grupo abriu sete Continente Bom Dia e 37 lojas Meu Super.

No retalho especializado, o volume de negócios foi de 614 milhões de euros, uma subida de 5,5%. A Worten aumentou as vendas para 404 milhões de euros (mais 1,4%) “beneficiando do desempenho positivo em Portugal, consolidando a quota de mercado num contexto de reduzido crescimento do mercado”. Tanto em Portugal, como em Espanha as chamadas vendas onmicanal (quando um cliente compra online e vai levantar o produto na loja, por exemplo) impulsionaram o negócio e já representam mais de25% do volume de receitas.

Na moda e desporto, com as marcas Sport Zone, Zippy e Mo, o volume de negócios aumentou de forma expressiva para 210 milhões de euros (mais 14,6%). Esta evolução foi motivada pela inclusão da grossista Losan, marca de moda infantil comprada pela Sonae no final de 2015 e que, em Junho, arrancou com o seu modelo de franchising através da abertura de uma loja no Bahrein. O desempenho da Zippy em Portugal também ajudou aos resultados da divisão.

A expansão internacional manteve o passo no primeiro semestre com entrada no Chipre. Entre lojas próprias e franquias, os produtos da Zippy estão em 40 países. O grupo espera reforçar o seu peso no estrangeiro também com a Salsa, depois de ter adquiriu 50% da empresa portuguesa.

No negócio dos centros comerciais, a empresa adianta que as vendas de lojistas na Europa aumentaram 2,5% para 1439 milhões de euros. A Sonae Sierra tem seis projectos em desenvolvimento. Na área da tecnologia, o volume de negócios cresceu 1,9%.

Nas telecomunicações, as receitas operacionais da Nos aumentaram 6,2% para 743 milhões de euros.

No período em análise, o investimento feito pelo grupo aumentou de 116 milhões para 208 milhões. A Sonae MC investiu 69 milhões de euros, sobretudo e novas aberturas e remodelações.

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