Número de violações em Nova Deli aumentou quase um terço

Dados são da polícia da cidade indiana.

Foto
Protestos contra violação de mulheres REUTERS/Anindito Mukherjee

O número de violações de mulheres em Nova Deli, Índia, aumentou quase um terço em 2014. Os dados são da polícia da metrópole indiana e revelam o nível de violência sexual na capital daquele país.

Nos últimos 12 meses (os dados vão até 15 de Dezembro), as autoridades registaram 2069 casos de violação. Mais 1571 do que no ano anterior, ou seja, 31,6%, revelou o chefe da polícia Bhim Sain Bassi em conferência de imprensa, citado pela AFP.

Nova Deli é conhecida como a "capital da violação", depois de há dois anos, uma jovem estudante ter acabado por morrer vítima desse crime, perpetrado por vários homens no interior de um autocarro. Depois deste caso, que provocou uma onda de protestos no país, as autoridades acabaram por endurecer a lei.

Segundo a polícia, o aumento de casos verificado não é sinónimo que Deli seja perigosa para as mulheres, mas sim que estas podem mais facilmente denuncias estas situações. "Foram registados mais casos desde que as mulheres estão mais confiantes para os denunciar", explica o chefe da polícia. No entanto, reconhece que ainda há muito a fazer para melhorar o apoio às vítimas de crimes sexuais.

O responsável reconhece que a "mentalidade da sociedade e da polícia ainda tem de mudar" para que estes crimes sejam denunciados.

O Ministério do Interior indiano registou mais de 36 mil queixas de outros crimes contra mulheres, sobretudo em gabinetes criados especialmente para esse efeito. Segundo Bassi, 62% das queixas são resolvidas na semana seguinte a serem feitas.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários