Parceria no Brasil leva café Delta a 45 cafetarias no país

Há 34 cafetarias Deltaexpresso espalhadas por vários Estados e os planos são crescer este ano. Empresa portuguesa inaugurou segunda loja própria Delta Q e já tem cápsulas à venda em 200 supermercados.

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Rui Miguel Nabeiro diz que o Brasil é uma “aposta certa” Nuno Ferreira Santos

O café da Delta vai ser servido, em 2015, em 45 cafetarias Deltaexpresso no Brasil, numa parceira entre a empresa portuguesa e a Eurobrasil. A rede tem actualmente 34 unidades que oferecem as marcas Delta Café e Delta Q (cápsulas) e tem ajudado a fabricante nacional a conhecer melhor o mercado brasileiro. Aliás, no Brasil, a Delta abriu este ano a segunda loja própria e já está em 200 supermercados e 300 restaurantes e lojas de electrodomésticos.

Rui Miguel Nabeiro, administrador do grupo Delta Cafés, explica que a relação com a Eurobrasil começou há quase dois anos e tem “dois pilares estratégicos”: a rede de cafetarias Deltaexpresso e a distribuição de café nos restaurantes, bares e hotéis. A Delta detém a marca e quem explora os espaços é a Eurobrasil. A expansão tem sido feita também através de franchising e, neste momento, a rede chega ao Recife, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo ou Fortaleza.

Ao mesmo tempo, a Delta avançou, no início do ano, com a abertura de mais uma loja própria Delta Q, num quiosque instalado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Este é o segundo espaço dedicado à marca de café em cápsulas, depois da abertura, em 2011, de uma boutique e espaço lounge num centro comercial de Vitória, no Estado de Espírito Santo.

Sobre a estreia no aeroporto de São Paulo, Rui Miguel Nabeiro conta que se trata de uma parceria com a GRSA, do grupo Compass, “um dos maiores operadores de lojas em aeroportos e responsável por toda a operação do quiosque”. Questionado sobre o investimento, o administrador do grupo Delta Cafés diz que toda a operação e compra dos produtos é responsabilidade da GRSA. A Delta investe através da cedência da marca e da “ambientação do quiosque”. A abertura de novos espaços Delta Q está nos planos da empresa. “Estamos abertos a estudar as oportunidades que aparecerem”, admite o gestor.

O Brasil tornou-se um dos mercados prioritários e, sem adiantar números, Rui Miguel Nabeiro sublinha que a aposta “revelou-se certa”. “Somos cada vez mais uma empresa e marca de referência na comercialização de café no mercado brasileiro”, destaca.

Além da presença nas cafetarias e nos quiosques próprios, a Desta já está em 200 supermercados no Estado de São Paulo, em redes como o grupo Pão de Açúcar, Emporio Santa Maria, Sonda ou Oba. Em Espírito Santo, a empresa marca presença em 300 pontos de venda, desde restaurantes, bares, lojas de electrodomésticos, entre outras.

A Delta está em 35 países através de uma rede de distribuidores e em cinco de forma directa (Espanha, principal mercado externo, Angola, França, Luxemburgo e Brasil). Há cerca de um ano começou, pela primeira vez, a vender na grande distribuição em França, em oito supermercados E. Leclerc na zona de Paris, naquele que foi um primeiro passo depois de ter mudado de imagem e direccionado o negócio para os mercados internacionais. No Luxemburgo, a Delta assegura presença na prateleira de “quase todos os retalhistas”. Angola é um dos motores de crescimento e o maior mercado depois de Espanha.

No final de 2012, a empresa passou a estar em todos os mercados com uma única imagem e com os mesmos produtos. A Delta tem mais de 3000 trabalhadores, produz anualmente 20 milhões de toneladas de café e reporta vendas de mais de 300 milhões de euros.

Em Portugal, investiu recentemente um milhão de euros na Tecnidelta II, uma fábrica para montar a nova máquina de café profissional, a primeira desenvolvida em Portugal para a restauração. Até agora, o grupo de Campo Maior importava os equipamentos de Itália e o investimento permitirá produzir 4200 máquinas por ano.

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