• Especialistas acreditam que o número de jovens que emigraram dos países do Sul da Europa seja o dobro do registado, porque muitos não alteram a residência. O projecto de investigação Generation E recolheu histórias de 1200 jovens emigrados desde que a crise financeira se instalou.

  • Um barco de refugiados sírios estava à deriva há várias horas. Os cipriotas turcos deverão repatriar estes refugiados de guerra.

  • A acreditar nos documentos agora divulgados, o célebre e tumultuoso pintor italiano terá mesmo morrido nesta cidade costeira.

  • O politólogo Ilvo Diamanti publicou na segunda-feira, no La Repubblica, um artigo sobre os separatismos em que dizia que um em cada três italianos era “favorável a dizer adeus a Roma”. Era o seu habitual comentário às sondagens que dirige no instituto Demos. Depois da Escócia e da Catalunha, “o vento independentista sopra forte na Europa, sobretudo onde existem divisões territoriais — económicas e culturais — profundas e enraizadas.” E, na Itália, sopra sobretudo no Nordeste, com o Veneto na primeira linha — 53% dos entrevistados declaram-se favoráveis à independência.

  • Frederico Draw, um artista urbano do Porto cujos murais se centram no rosto humano, e em especial no olhar, vai participar num projecto de sensibilzação para o tema da violência contra as mulheres.