A chegada dos alemães a Beja fez recear um choque cultural, demográfico e económico de imprevisíveis consequências, mas a sua presença, que terminou em 1993, pouco buliu com a realidade local. Resta uma estrutura com actividade militar sujeita a restrições orçamentais e um aeroporto civil com movimento residual de passageiros.

  • A chegada dos alemães a Beja fez recear um choque cultural, demográfico e económico de imprevisíveis consequências, mas a sua presença, que terminou em 1993, pouco buliu com a realidade local. Resta uma estrutura com actividade militar sujeita a restrições orçamentais e um aeroporto civil com movimento residual de passageiros.

  • Rita das Neves adoeceu – caiu na cama. Está desempregada e está em França, sem casa, nem família, nem dinheiro. Não se queixa do sistema de protecção social. Queixa-se de falta de saúde. Tem 43 anos e está, em “alojamento de emergência”, a preparar-se para recomeçar a sua “vidinha”.

  • A troika era o piloto deste Governo. Com ela fora, o Governo perdeu a bússola.

  • São muitos os sinais de que a Europa tem de funcionar de outra maneira. O que já não se esperava era que, de repente, a crise do euro pudesse estar de regresso.

  • É em África que há pessoas a morrer com a febre hemorrágica, mas o Ocidente, que durante meses ignorou a epidemia, está a viver uma onda de medo do ébola, que faz dos africanos vítimas. Nos EUA apela-se ao fecho de fronteiras.

  • Quase ninguém percebeu que o “servilismo” perante a Alemanha é um facto da vida.