BCE mantém taxa de juro em 0,15%

Decisão era esperada pela generalidade dos analistas.

Foto
BCE espera agora pelo impacto das medidas tomadas no mês passado

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a sua principal taxa de juro de refinanciamento nos 0,15% em que foi colocada no mês passado.

A decisão foi ao encontro daquilo que era esperado pela generalidade dos analistas. Na reunião de Junho do conselho de governadores do BCE, o banco central liderado por Mario Draghi tinha decidido baixar a taxa de juro de refinanciamento de 0,25% para 0,15% e colocar as taxas de juro de depósito em terreno negativo pela primeira vez.

O BCE anunciou ainda outras medidas destinadas a contrariar a ameaça de um período de inflação baixa durante demasiado tempo, como a concessão de novos empréstimos de longo prazo aos bancos e o fim da esterilização das compras de obrigações feitas na primeira fase da crise.

Na sequência das decisões do mês passado, vários responsáveis do BCE fizeram questão de frisar que seria agora necessário esperar algum tempo para avaliar qual o impacto que estas medidas poderão vir a ter na evolução da inflação e da concessão de crédito na zona euro.

Não se esperava por isso que, na reunião desta quinta-feira, o BCE voltasse a agir. Ainda assim, espera-se agora que, na conferência de imprensa que se segue ao anúncio da decisão sobre taxas de juro, o presidente do BCE dê mais explicações sobre as decisões do mês passado e forneça pistas sobre quais poderão ser os futuros passos do banco central. 

Sugerir correcção
Comentar