Banco de Portugal recebe lista com cinco nomes para a Comissão Executiva do BES

Supervisor recebe proposta de nomes para substituírem a actual equipa liderada por Ricardo Salgado.

Foto
Salgado ficou sujeito a mais medidas de coacção que não são ainda conhecidas Enric Vives-Rubio

O actual presidente da Rio Forte (a holding não financeira do Grupo Espírito Santo), João Pena, e João Brito e Cunha integram a lista com sugestões de nomes que chegou ao Banco de Portugal (BdP) com a finalidade de substituir a actual comissão executiva do BES liderada por Ricardo Salgado.

A proposta integra ainda mais três nomes: os de José Maria Ricciardi, que preside ao BES Investimento, de Joaquim Goes, da actual comissão executiva do banco, e de José Honório, um gestor da área industrial, ex-presidente da Portucel/Semapa.

Dos cinco nomes, apenas José Honório, que Salgado foi buscar para ajudar na reestruturação do Grupo Espírito Santo (GES), não é quadro do grupo, enquanto Joaquim Goes é um gestor independente.

Já José Maria Ricciardi e João Brito e Cunha, estão ambos, pelo lado materno, ligados à família Espirito Santo, enquanto João Pena tem estado à frente da holding RioForte, tendo sido o rosto da reestruturação do sector não financeiro do GES. Por seu turno Joaquim Goes é um independente que pertence há vários anos à equipa executiva de Salgado.

A lista chegou às mãos do regulador num quadro de perturbação e divisão dentro da família Espírito Santo.

O Banco de Portugal fez saber que o tema da eleição dos gestores do BES é exclusivo dos accionistas, ainda que se reserve o direito de se pronunciar sobre a sua idoneidade e competência, nomeadamente, para gerir os recursos confiados pelos clientes à responsabilidade dos responsáveis de qualquer banco. 

Corrigido às 21h05, na parte em que se afirma que a lista foi apresentada ao supervisor por José Maria Ricciardi.
 

  


Sugerir correcção
Comentar