Telefónica aumenta capital em 3048 milhões de euros para comprar brasileira GVT

Operadora espanhola vai emitir 281,2 milhões de novas acções,

Foto
Susana Vera/ Reuters

A multinacional de telecomunicações espanhola Telefónica vai fazer um aumento de capital de 3048 milhões de euros com vista a comprar a operadora brasileira GVT, anunciou hoje a empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores.

O aumento de capital acontece após o regulador brasileiro antimonopólio, o Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE), ter aprovado - com restrições - a compra da operadora de telecomunicações GVT.

A operação de compra, anunciada em Setembro, já tinha recebido 'luz verde' do regulador do sector das telecomunicações brasileiro (Anatel), mas está condicionada ao cumprimento dos acordos de controlo de concentrações (ACC) propostos pelas partes, segundo anunciou o CADE.

A Telefónica vai emitir 281,2 milhões de novas acções, com um valor nominal de um euro e um prémio de emissão de 9,84 euros, pelo que o preço total de subscrição será de 10,84 euros por título.

A oferta da Telefónica pela GVT foi de 7,4 mil milhões de euros, mas como parte do pagamento a multinacional brasileira ofereceu ao grupo Vivendi (que detém a GVT) 8,3% do capital e direitos de voto na Telecom Italia.

Nos últimos meses, o regulador antimonopólio brasileiro analisou a operação e evitou dar o aval devido a receios de que a Telefónica mantivesse participações na Vivo (uma antiga joint-venture com a PT) e na TIM (detida pela Telecom Italia).

Na passada sexta-feira, a Telefónica comunicou à Telecom Italia que renunciava aos direitos na operadora italiana.

Sugerir correcção
Comentar