Taxa de desemprego nos Estados Unidos cai para mínimo de 2008

Número de postos de trabalho aumentou 288 mil em Junho, acima das expectativas dos analistas.

Foto

As nuvens negras que pairaram sobre a economia norte-americana no primeiro trimestre (recuo de 2,9% do produto interno bruto) desvaneceram-se no segundo, com o mercado de trabalho a registar uma recuperação sem precedentes nos últimos anos e a taxa de desemprego a recuar para valores do final do Verão de 2008.

O Departamento do Trabalho revelou, esta quinta-feira, que a taxa de desemprego caiu, em Junho, para 6,1%, ficando assim cada vez mais distante do pico de 10,2% atingido em Outubro de 2009, no auge da crise económica e financeira que eclodiu após a falência do banco Lehman Brothers.

Também o volume de emprego apresentou um desenvolvimento notável, com o número de postos de trabalho a crescer 288 mil, acima das expectativas dos analistas. Trata-se do quinto trimestre consecutivo em que o volume de emprego cresce acima dos 200 mil, um nível que só tem reflexo no início da década de 1990. Nos seis primeiros meses do ano, a maior economia do mundo foi acrescentando postos de trabalho a uma média de 231 mil.   

O relatório mostra, ainda, que o desemprego de longa duração afecta cerca de um terço dos 9,5 milhões de residentes sem posto de trabalho e evidencia uma melhoria no tempo médio da duração do desemprego: de 14,6 semanas em Maio para 13,1 semanas no mês passado.

"Trata-se de um relatório extremamente positivo. Não me parece que fosse possível encontrar algo mais forte", defendeu à agência Reuters o economista-sénior da RBC Capital Markets Jacob Oubina.

No primeiro trimestre do ano, de forma surpreendente, a economia norte-americana registou um recuo de 2,9%, que foi atribuido a uma vaga de mau tempo que acabou por afectar muitos sectores fundamentais de actividade. Mas os indicadores mais recentes - e, agora, os dados do mercado de trabalho - dão indicações de que o quadro dos primeiros três meses do ano foi, de facto, um fenómeno passageiro.

Sugerir correcção
Comentar