Tripulantes abandonam plataforma sindical da TAP

SNPVAC não assinou memorando entregue ao Governo, porque ele "abre a porta" à privatização.

Foto

Os tripulantes decidiram abandonar a plataforma sindical que convocou a greve geral de quatro dias na TAP. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) discorda do documento enviado na segunda-feira ao Governo.

"Depois de muitas horas de reunião com a plataforma de sindicatos e porque consideramos que o documento saído desta reunião para enviar ao Governo abre a porta a uma privatização que não defendemos, entendeu a direcção do SNPVAC abandonar a referida plataforma", refere um comunicado que foi enviado aos associados.

O sindicato não concretiza em que medida o memorando remetido ao Ministério da Economia colide com a sua visão sobre a venda do grupo e termina a nota adiantando que "amanhã [esta terça-feira] serão dadas mais informações detalhadas aos associados".

O documento foi enviado ao Governo ao início da noite de segunda-feira e depois de os sindicatos terem estado reunidos com o ministro da Economia e com o secretário de Estado dos Transportes na sexta-feira. Do encontro saiu uma proposta do Governo que passava pela criação de um grupo de trabalho que envolveria os trabalhadores da TAP na definição do caderno de encargos da privatização.

Porém, o memorando enviado pela plataforma sindical pede que o processo seja suspenso temporariamente, enquando decorrerem as negociações. Uma exigência que o Governo não aceita, tendo já afirmando que os sindicatos colocaram em causa o processo negocial com este pedido.

A plataforma que junta 12 sindicatos foi criada em 2013, numa altura em que os trabalhadores contestavam os cortes salariais previstos no Orçamento do Estado para esse ano. Chegaram, aliás, a convocar uma greve de três dias, que acabou por ser cancelada.
   


Sugerir correcção
Ler 3 comentários