Mais de 10 mil trabalhadores saíram da Função Pública no primeiro semestre

Maior redução ocorreu na administração central.

Foto
Ministério das Finanças quer garantir que não há dúvidas quanto aos salários dos políticos e gestores públicos. Pedro Cunha

Durante o primeiro semestre de 2014 houve mais de 10.000 trabalhadores que saíram da Função Pública, segundo a Síntese Estatística do Emprego Público divulgada esta quinta-feira pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público.

Os dados mostram que no final do ano passado o sector das administrações públicas empregava 563.739 trabalhadores, número que no final de Junho era de apenas 552.959, menos 10.780 funcionários.

A redução de funcionários públicos é quase totalmente explicada pela saída de funcionários da administração central, onde se registou uma saída de 7999 funcionários, sendo que as restantes saídas se dividem pelas autarquias e regiões autónomas.

Esta redução líquida de funcionários na administração pública portuguesa resulta de mais de 33 mil saídas e de perto de 23 mil entradas durante o primeiro semestre.

No total das saídas, perto de 19.000 dizem respeito a saídas definitivas e, dentro destas, mais de 7000 devem-se a situações de aposentação. Às saídas definitivas somam-se ainda 14.783 funcionários que foram colocados em mobilidade e outras situações.

Sugerir correcção
Comentar