Itália analisa ajuda de 40.000 milhões aos bancos na sequência do “Brexit”

A notícia está a ser avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo.

Foto
Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano, terá de encontrar solução para ajudar sector bancário. Remo Casilli/Reuters

A Itália está a analisar uma eventual injecção de 40 mil milhões de euros para apoiar a banca italiana na sequência da vitória do “Brexit”, refere a Bloomberg citando fontes próximas do processo.

A agência de informação financeira adianta que o Governo está a analisar medidas para ajudar os bancos italianos, já fragilizados pelas preocupações dos investidores em relação ao crédito malparado, que podem passar por uma injecção de capital ou concessão de garantias.

O Governo italiano está a tentar estabilizar o sistema financeiro, com crédito malparado de cerca de 360 mil milhões de euros, fraco crescimento económico e taxas de juro em mínimos históricos, depois de a criação de um “banco mau” com fundos públicos ter encontrado resistência por parte da União Europeia, adianta a agência.

Representantes do Governo e do Banco de Itália encontraram-se durante o fim-de-semana para analisar as várias possibilidades, referem ainda as fontes da Bloomberg. Também houve encontros informais com a Comissão Europeia, adiantam. A decisão sobre as ajudas aos bancos deverá ser conhecida nos próximos dias.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o “Brexit” ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira. Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em Outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-“Brexit”.

Sugerir correcção
Comentar