Governo nomeia comissão instaladora do banco de fomento

Paulo Pereira da Silva, antigo director-geral do BCP, será o presidente.

Foto
Pires de Lima diz que no PSD “também há vozes que defendem a descida fiscal o mais depressa possível”. Rui Gaudêncio

O Governo já escolheu os nomes que vão integrar a comissão instaladora do novo banco de fomento, uma instituição financeira que se dedicará à concessão de financiamento especialmente a pequenas e médias empresas e que deverá ser definitivamente lançada até Junho do próximo ano.

Em comunicado divulgado na passada sexta-feira, o Ministério da Economia informou que esta comissão será presidida por Paulo de Azevedo Pereira da Silva, antigo director-geral do BCP que tinha, até há um ano, responsabilidade sobre o braço para o investimento daquela instituição financeira.

Do comité vão fazer também parte Carla Chousal (ex-administradora da RTP no período em que a estação pública era liderada por Guilherme Costa), Franquelim Alves (ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação do actual Governo) e Nuno Miguel Soares.

Em meados de Novembro, o ministro da Economia tinha anunciado a criação desta comissão instaladora, que terá como missão lançar as bases do novo banco de fomento, para o qual será nomeada posteriormente uma administração definitiva. O Diário Económico noticia nesta segunda-feira, citando fontes próximas da tutela de Pires de Lima, que a transição de Paulo Pereira da Silva para a nova equipa de gestão “é uma hipótese muito forte”.

A escolha dos nomes que vão integrar este comité gerou polémica, pelo facto de se ter noticiado que Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto pelo PSD, recusou o convite do Governo para presidir à instituição financeira.

Sugerir correcção
Comentar