Eni vai sair definitivamente do capital da Galp

Italianos completam processo de desinvestimento na petrolífera portuguesa iniciado em 2012.

Foto
Galp tem 10% do consórcio de exploração na bacia de Rovuma Paulo Ricca

A italiana Eni quer completar a saída da estrutura accionista da Galp com a venda de uma última tranche de 4% do capital, segundo anunciaram esta quinta-feira as duas empresas.

O processo de saída da Eni do capital da Galp teve início em 2012 e, agora, a petrolífera italiana quer colocar no mercado mais de 33 milhões de acções “correspondentes à totalidade da participação da Eni no capital social da Galp”.

Os italianos chegaram a ter uma fatia de 33,34% da Galp, no âmbito de um acordo parassocial assinado com a Amorim Energia (de Américo Amorim), que atribuía às duas empresas participações semelhantes no capital.

Segundo a Bloomberg, a operação deverá realizar-se a um preço de 9,81 euros, menos que os 10,065 euros que as acções da Galp valiam no final da sessão bolsista de hoje. A operação de venda acelerada, a cargo dos bancos Goldman Sachs e Merrill Lynch, deverá ficar fechada já amanhã.

No mês passado, a petrolífera italiana tinha comunicado ao mercado que a sua posição na Galp estava já na fasquia dos 4,9%, depois da venda de 356 mil títulos, em três operações de mercado.

Ainda assim, a Eni e a Galp continuarão a ser parceiros em projectos de exploração de petróleo em Portugal, Timor e Moçambique.

Sugerir correcção
Comentar