Moçambique

Todos os tópicos

A chegada dos alemães a Beja fez recear um choque cultural, demográfico e económico de imprevisíveis consequências, mas a sua presença, que terminou em 1993, pouco buliu com a realidade local. Resta uma estrutura com actividade militar sujeita a restrições orçamentais e um aeroporto civil com movimento residual de passageiros.

  • A chegada dos alemães a Beja fez recear um choque cultural, demográfico e económico de imprevisíveis consequências, mas a sua presença, que terminou em 1993, pouco buliu com a realidade local. Resta uma estrutura com actividade militar sujeita a restrições orçamentais e um aeroporto civil com movimento residual de passageiros.

  • Em Fevereiro, haverá livro, exposição e documentário sobre as deambulações de um dos mais singulares arquitectos portugueses.

  • Economia moçambicana aposta em crescimento económico sustentado.

  • 25 de Junho de 1975: Proclamação da independência, após uma guerra iniciada pela Frelimo em 1964. Samora Machel torna-se o primeiro Presidente.

  • Terra dos pais da nação em Gaza, berço da guerra na Gorongosa e origem do sonho alternativo na Beira – três bastiões dos partidos dominantes em Moçambique, em vésperas das eleições gerais que vão testar 40 anos de governação Frelimo e uma paz alcançada em plena campanha.