Moçambique

Todos os tópicos

Esperança Bias, ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, tem o encargo de pôr a funcionar uma nova fonte de recursos que até ao final da década exige investimentos superiores ao PIB do país. Militante do “diálogo” e do “envolvimento”, afirma que a sua tarefa só será bem-sucedida se todos os moçambicanos partilharem das riquezas descobertas.

  • Esperança Bias, ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, tem o encargo de pôr a funcionar uma nova fonte de recursos que até ao final da década exige investimentos superiores ao PIB do país. Militante do “diálogo” e do “envolvimento”, afirma que a sua tarefa só será bem-sucedida se todos os moçambicanos partilharem das riquezas descobertas.

  • Dentro de cinco anos, as receitas directas e fiscais dos recursos naturais de Moçambique vão representar 13% de toda a riqueza nacional

  • Numa área onde se vive sem luz, entre pequenas machambas de mandioca e de feijão, vai nascer um complexo industrial tão grande que toda a riqueza produzida pelo país num ano não chega para o pagar.

  • Há 22 países africanos onde o vírus hemorrágico pode saltar dos animais para os humanos, mostra um novo estudo.

  • O fim da violência abre caminho à realização de eleições gerais em 15 de Outubro. Mas há receios sobre a reacção da Renamo caso não tenha o êxito eleitoral que deseja.

  • A apreensão dos navios alemães que estavam nos portos portugueses com as suas cargas levou à guerra com este país. Recebeu-se um empréstimo inglês, e criou-se a Intendência dos bens dos inimigos, que vendeu diversos bens dos súbditos alemães. Mas, vinte anos depois, ainda havia contas por pagar.

  • Sem que Portugal e a Alemanha estivessem em guerra, em Dezembro de 1914, Naulila, no Sul de Angola, é palco de uma traumática derrota do exército português. Na maior colónia africana, boa parte do esforço militar foi dedicado a restaurar o domínio sobre africanos revoltados

  • Após a assinatura do acordo de cessar-fogo, o líder da Renamo diz que o seu partido vai ganhar as eleições e que ele vai ser o próximo chefe de Estado.