Eni reduz posição na Galp para 4,997% do capital

Petrolífera italiana vendeu mais de 356 mil títulos da empresa portuguesa na terça-feira.

Foto
Eni chegou a ter 33% da Galp Joana Camões

A italiana Eni reduziu a sua posição na Galp para 4,997% do capital social e direitos de voto. Segundo o comunicado enviado pela petrolífera portuguesa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Eni vendeu cerca de 356 mil títulos em três operações de mercado realizadas na terça-feira.

A Eni, que já chegou a ter 33,34% do capital da Galp, iniciou há anos um processo de desinvestimento na empresa portuguesa. Em Maio de 2013 vendeu 6,7% da Galp por 678 milhões de euros. E em Março de 2014 voltou a vender mais 7%, com um encaixe de 702 milhões.

Já em Maio deste ano, a Eni anunciou uma oferta de recompra de obrigações convertíveis em acções da Galp. Tratava-se de uma emissão lançada em 2012, no valor de 1028 milhões de euros, com maturidade em Novembro, que tinha como colateral a posição da petrolífera italiana na empresa portuguesa: 8% do capital.

A Eni pretendia recomprar um máximo de 515 milhões de euros, ou seja, cerca de metade da emissão, equivalente a 4% do capital da Galp. A companhia italiana não explicou nessa ocasião o que pretendia fazer com os títulos da Galp subjacentes às obrigações recompradas, mas alguns analistas anteciparam que o objectivo seria a venda dos títulos.

A Galp também anunciou hoje que o The Capital Group Companies deixou de ter uma posição qualificada na empresa, ou seja, diminuiu a sua posição no capital social para um patamar abaixo de 2%.

 

Sugerir correcção
Comentar