Durão Barroso espera que Portugal não peça mais tempo para pagar a dívida

O presidente da Comissão Europeia diz que o Governo ainda não pediu as mesmas condições dadas à Grécia.

Foto
Durão Barroso diz que o Governo ainda não pediu as mesmas condições dadas à Grécia Georges Gobet/AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, garante que Portugal não pediu as mesmas condições dadas à Grécia sobre os empréstimos europeus. Em entrevista à SIC, o ex-primeiro-ministro disse que o princípio da igualdade entre Estados se aplica neste caso, mas espera que Portugal não tenha de o invocar.

“É uma questão de julgamento, é uma questão de apreciação e a apreciação feita pelas autoridades portuguesas é a de que neste momento não devia ser activada essa possibilidade”, disse o presidente da Comissão Europeia numa entrevista à SIC.

O princípio da igualdade entre Estados “pode eventualmente ser aplicado”, diz Barroso. No entanto, ressalva: “Espero é que Portugal não chegue a uma situação como a da Grécia, em que tenha de apelar a aplicar essas mesmas condições, porque estas condições já são vistas como condições de um país que não foi capaz de cumprir o programa. É isso que Portugal quer?”

O pedido de juros mais baixos e de mais tempo para pagar a dívida cabe inteiramente ao Estado português, lembra o responsável. Mas até agora, segundo Barroso, o Governo não deu esse passo.

No entanto, na sexta-feira, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho prometeu que vai lutar pelas mesmas condições concedidas à Grécia. No debate quinzenal do Parlamento, Passos Coelho disse que defende mais tempo e menos juros mas apenas para um terço da dívida externa, ou seja, cerca de 20 mil milhões.

O governante garantiu que vai lutar para ter “tratamento de igualdade” face à Grécia, relativamente a três medidas no que respeita ao empréstimo do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.

O primeiro-ministro sublinhou que Portugal “não está nem vai estar na situação da Grécia”, mas que mesmo assim vai usar o princípio da igualdade de tratamento.

Sugerir correcção
Comentar