Desemprego desce há nove meses consecutivos

Em Novembro, a taxa de desemprego situou-se nos 15,5%, o valor mais baixo desde Maio de 2012. Contudo, aumentou entre os jovens.

Fotogaleria
Myriam Zaluar classificou hoje de “anedótico” o processo em que se viu envolvida
Fotogaleria
Taxa de desemprego entre os jovens aumentou de 36,5% para 36,8% Adriano Miranda

A taxa de desemprego em Portugal voltou a descer em Novembro, pelo nono mês consecutivo, atingindo os 15,5%, o valor mais baixo desde Maio de 2012. Contudo, a descida face ao mês anterior não é significativa e o desemprego entre os mais jovens aumentou.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Eurostat, Portugal registou o quarto maior recuo anual entre os países da União, passando de uma taxa de desemprego de 17% para 15,5%. As maiores descidas verificaram-se na Irlanda (de 14,3% para 12,3%), na Letónia (de 14% para 12%, segundo dados de Setembro) e na Lituânia (de 13% para 11,3%).

O gabinete estatístico estima que haja em Portugal 824 mil pessoas sem trabalho, pouco menos de seis mil face a Outubro. Destas, 150 mil têm menos de 25 anos (149 mil em Outubro). Em Novembro de 2012, havia mais 91 mil portugueses no desemprego.

Em termos mensais, a taxa de desemprego está a recuar desde Março, há nove meses consecutivos. Em Outubro, o valor reportado pelo Eurostat situava-se nos 15,6% e, entre os menores de 25 anos, chegava aos 36,5%. Um mês depois, em Novembro, a taxa de desemprego baixou ligeiramente para os 15,5%, mas entre os jovens aumentou para 36,8%. O desemprego jovem tem, aliás, vindo a aumentar desde o fim do Verão. Em Setembro o Eurostat dava conta de 146 mil jovens sem trabalho, número que aumentou para 149 mil no mês seguinte.

Entre os países da zona euro, a taxa de desemprego situou-se nos 12,1% em Novembro e mantém-se estável desde Abril. Já na União Europeia (UE), foi de 10,9%, ficando estável desde Maio. Os países com menores níveis de desemprego são a Áustria (4,8%), Alemanha (5,2%) e o Luxemburgo (6,1%), enquanto a Grécia e Espanha têm as taxas mais elevadas, com 27,4% e 26,7%, respectivamente.

Ainda este ano, também o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai também passar a divulgar estatísticas mensais do desemprego. A publicação dos primeiros resultados, que não acontecerá antes de Maio, será feita com base numa nova metodologia articulada com o Eurostat, que todos os meses divulga dados para o conjunto dos países da UE.

Segundo a informação prestada ao PÚBLICO pelo INE, os valores estimados serão os mesmos da taxa a publicar pelo Eurostat e a sua divulgação será feita no mesmo dia. Só em Maio serão também divulgadas as séries de estimativas trimestrais do Inquérito ao Emprego revistas pelo INE em função da actualização das estimativas da população com base nos resultados dos Censos de 2011.

Os últimos dados do INE, relativos ao terceiro trimestre de 2013, dão conta de uma taxa de desemprego de 15,6%.
 
 

Sugerir correcção
Comentar