Banco BIC prepara expansão para Moçambique e S. Tomé e Príncipe

A instituição vai entrar no negócio dos seguros já no próximo mês de Outubro.

Foto
O BIC vai anunciar, até ao final de 2012, o número final de trabalhadores a dispensar Foto: José Fernandes

O banco BIC, que comprou a rede comercial do nacionalizado Banco Português de Negócios, está a estudar o alargamento da operação a Moçambique e São Tomé e Príncipe, revelou esta sexta-feira o presidente do conselho de administração da instituição angolana, presente em Portugal.

Fernando Teles explicou que o BIC já opera, para além de Angola e Portugal, em Cabo Verde e no Brasil, estando agora a "analisar o mercado" com vista a alargar a actividade a Moçambique. "Mais tarde ou mais cedo vamos estar em Moçambique. Também já nos convidaram para São Tomé e Príncipe, é possível", confirmou o responsável do banco.

Segundo Fernando Teles, o BIC só não avançou "mais cedo" para Moçambique porque um dos "parceiros" da instituição - o empresário Américo Amorim, accionista do banco - integra precisamente o moçambicano Banco Único. "Mas qualquer dia vamos estar em todo o lado", disse, numa alusão ao alargamento da operação do BIC à comunidade lusófona.

África do Sul e Namíbia, entre outros vizinhos próximos de Angola, estão igualmente na mira da expansão da atividade do banco que em Portugal tem Mira Amaral, antigo ministro e antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos como principal rosto.

Seguros em Outubro

Fernando Teles anunciou, também, que a sociedade vai iniciar em Setembro a operação no ramo dos seguros em Angola, utilizando para tal a própria rede bancária nacional. "A seguradora neste momento está aprovada, estamos a admitir pessoas. Vamos iniciar o funcionamento em 1 de Setembro e vamos abrir ao público em 1 de Outubro. Já está decidido", disse o administrador.

A operação terá a denominação de BIC Seguros e envolverá "todo o tipo de seguros" para o mercado angolano. "Vamos começar por não ter muitos trabalhadores. Vamos utilizar os 217 balcões do banco BIC como pontos de comercialização dos nossos produtos e vamos com certeza ter êxito", vaticinou Fernando Teles.

A abertura da nova seguradora acontece numa altura em que o mercado angolano dos seguros automóveis regista um forte crescimento, face à apertada fiscalização policial em curso em todo o país desde 1 de Julho.

"Vamos ser uma seguradora universal, com todo o tipo de seguros. Logicamente que naquelas áreas em que tivermos menos experiência vamos entrar mais devagar", apontou o administrador do grupo.

De acordo com Fernando Teles, o ramo de seguros do BIC estará a cargo do ex-presidente da companhia portuguesa Açoreana, Artur Marques, que é também vice-presidente do conselho de administração daquele grupo bancário angolano.
 

   





Sugerir correcção
Comentar