Opart anuncia redução temporária da actividade

O conselho de administração do Opart - Organismo de Produção Artística anunciou esta quinta-feira em comunicado a redução temporária da actividade em 2012 no Teatro Nacional de São Carlos e na Companhia Nacional de Bailado (CNB), as duas entidades que gere.

O anúncio surge depois da administração do São Carlos e da CNB ter reunido com os trabalhadores na quarta-feira para os informar sobre os cortes de 20% no orçamento.

De acordo com o comunicado, estas “medidas de excepção” (revisão da programação e redução temporária da actividade) permitem “viabilizar economicamente as duas instituições e garantir que o seu funcionamento seja assegurado em condições mínimas de dignidade e profissionalismo”.

Depois dos cortes, o orçamento do Opart para 2012 deverá ficar nos 14,3 milhões de euros, tendo o anterior atingido os 18 milhões.

O Opart é um organismo que deverá ser extinto com a nova organização da Secretaria de Estado da Cultura e substituído por uma entidade que agrupará ainda, além do teatro de ópera e da companhia de dança, os teatros nacionais de São João e D. Maria II e a Cinemateca.

Sugerir correcção
Comentar