O material da era espacial

Fotogaleria
Taça Loop desenhada por Naoto Fukasawa para a B&B Italia (www.bebitalia.com)
Fotogaleria
O material corian é aplicado em vários utensílios domésticos
Fotogaleria
Painéis da Marotte, Marotte (www.marotte.fr) podem ser aplicados como revestimento em paredes ou como componentes para mobiliário
Fotogaleria
Cozinha dos arquitectos Aires Mateus para Casas na Areia (www.alinhadavizinha.pt)
Fotogaleria
Jarra Babilus, design Nir Meiri (www.19 greekstreet.com)
Fotogaleria
A par de materiais como o bambu, um derivado da madeira, o OSB, e o vidro, o corian foi usado nestas peças como mais uma camada
Fotogaleria
O corian pode ser utilizado em conjugação com muitos outros materiais
Fotogaleria
Banheira em corian vermelho, desenhada pelo arquitecto Pedro Reis
Fotogaleria
Mesa White-Shell 639, desenhada por Salvatore Indriolo para Zanotta (www.alinhadavizinha.pt )

Parece pedra mas não é pedra. Trabalha-se como a madeira mas não é madeira. Corian é o nome que a marca DuPont deu ao material que criou em 1967. Composto por um polímero acrílico e tri-hidrato de alumínio, esta superfície sólida não porosa aparece na forma de placas (standardizadas) ou em peças pré-moldadas.

Quando em 1971 começou a ser comercializado, tinha já o apelido de material da era espacial. Impermeável, resistente aos riscos e renovável através de novas lixagens, o corian foi inicialmente desenvolvido para ser utilizado em cozinhas e casas de banho. Pode ser aplicado no revestimento de fachadas e em mobiliário exterior (pela sua resistência à exposição de raios ultravioleta), mas é nos interiores que tem ganho visibilidade.

E o que destingue o corian de outros materiais? É a facilidade com que pode ser trabalhado e sem limitações de desenho. É termomoldável (moldado por acção do calor) e as juntas de união das peças tornam-se invisíveis através da aplicação de uma cola epoxy da mesma cor. O que daí pode resultar é uma infinidade de formas e peças de aspecto contínuo. Usando as ferramentas da carpintaria, pode ser serrado, perfurado, torneado e gravado. A paleta ultrapassa as cem cores e algumas chegam a ser translúcidas quando retro-iluminadas, o que estende a aplicação do corian ao campo da iluminação.

O designer Nir Meiri produziu uma série limitada de jarras, em que a par de materiais como o bambu, um derivado da madeira, o OSB (aglomerado de partículas de madeira orientadas) e o vidro, usa o corian como mais uma das diferentes camadas que formam a construção em altura destas peças, tornando evidente que este já não é um material estranho e que pode ser conjugado com muitos outros.

Numa escala maior, os arquitectos Aires Mateus também decidiram que o corian convivia bem com materiais naturais, como o ulmo, a madeira e até a areia, com que são construídas as casas de pescadores que recuperaram na Comporta. O módulo de bancada da cozinha é feito em corian e corresponde ao ideal de volume branco, uniforme, neutro, capaz de pousar em qualquer espaço, doméstico ou não.

Na recuperação de uma casa pombalina, o arquitecto Pedro Reis utilizou-o para uma banheira profundamente vermelha, encaixada numa casa de banho.

Os painéis da Marotte Drop 06 e Thalweg 33 reproduzem o trabalho escultórico, da madeira sobre o suporte do corian, e podem ser aplicados como revestimento em paredes ou como componentes para mobiliário.

A mesa de apoio (ou mesinha de cabeceira) White-Shell 639, desenhada por Salvatore Indriolo para a marca italiana Zanotta, utiliza Cristalplant (outra marca para o mesmo material) para dar a forma de uma concha.

Também usado como objecto doméstico utilitário, tiras deste material circundam bases de vários tamanhos para formarem as taças Loop desenhadas por Naoto Fukasawa para a B&B Italia.

Muitos têm usado este material e dão-lhe o nome da marca original, Corian, embora muitas vezes recorram a outras marcas. É como chamarmos gillette à máquina de barbear ou chiclete à pastilha elástica. Quando isso acontece, ficamos esclarecidos quanto à origem e permanência desses produtos no nosso quotidiano.     

Sugerir correcção
Comentar