Morreu um mestre do burlesco: Pierre Etaix

Venceu um Óscar em 1963.

Foto
O actor francês tinha 87 anos e não resistiu a uma infecção BERTRAND GUAY/AFP

O actor e cineasta francês Pierre Etaix morreu esta sexta-feira, avança a AFP. Tinha dado entrada nas urgências ao início do dia, mas não resistiu à infecção nos intestinos, detalha a família.

 O realizador de Yoyo (1965), O Grande amor (1969) e Entretanto Haja Saúde (1966) venceu um Óscar em 1963, pela curta-metragem Heureux anniversaire, em que teve a cumplicidade do argumentista Jean-Claude Carrière. Que se tornaria importante para o cinema de Etaix, definindo-lhe uma estrutura narrativa mais tradicional (por oposição, por exemplo, à paciente acumulação de gagues observacionais mais ou menos soltos à volta de um tema fluido que constituiu a imagem de marca de outro mestre, Jacques Tati).

Nos filme sinterpretava, na generalidade, papéis lunáticos - a fantasia como núcleo de resistência - que perpetuam o legado de artistas como Charlie Chaplin, Harold Lloyd ou Buster Keaton.

“A comédia é a coisa mais valiosa para mim”, dizia recentemente à AFP. A edição 2010 da Festa do Cinema Francês proporcionou a (re)descoberta do cinema deste mestre do burlesco que vicissitudes várias atiraram para o esquecimento. Pierre Etaix tinha 87 anos.

Sugerir correcção
Comentar