Era uma rulote tão engraçada, tinha um Banksy e agora não tem nada

Maioria Silenciosa, pintado numa rulote na década de 1990 pelo famoso street artist, foi vendido em leilão por mais de 600 mil euros

Foto
Silent Majority esteve mais de uma década na lateral da rulote onde vivia a família de Norfolk DR

O título é Maioria Silenciosa mas a sua venda fez-se com estrondo: pintada pelo street artist britânico Banksy em 1998 no festival de Glastonbury, mais precisamente na lateral de uma rulote, foi a leilão em Paris e foi arrematada por 613 mil euros.

Silent Majority, ao contrário do que é mais comum na obra do famoso e incógnito artista, quase não recorre ao stencil. Uma pintura que, segundo a leiloeira parisiense Digard, será uma das obras mais antigas de Banksy, e que segundo os seus proprietários, citados pela BBC, “representa a… cena rave e hip hop da altura”. “Uma peça rara”, descreveu a especialista britânica em street art Mary McCarthy à agência Associated Press.

A peça ficou na posse de um cidadão de Norfolk (Reino Unido) que prefere ser apenas identificado pelo seu primeiro nome, Nathan, e mede 2,4 metros por 9,9 metros, tendo sido autentificada pelo próprio Banksy. O graffito tem no entanto uma dupla autoria, pois também inclui uma pintura do também street artist e seu colaborador Inkie.

Nathan, detalha a BBC citando o até aqui proprietário da rulote em cuja lateral Banksy pintou, trabalha na montagem de estruturas em festivais e foi contactado pelo artista para usar a sua parede como base para um trabalho encomendado pela organização do gigantesco festival de música britânico. Conhecia-o de Bristol, a cidade britânica de Banksy, e como um amigo do namorado da sua irmã. Em troca recebeu bilhetes para Glastonbury e cerca de 200 libras. Entretanto, a vida continuou “e ele tornou-se famoso”, disse Nathan à Associated Press. “Esconde-se de todos nós por alguma razão.”

Silent Majority foi até aqui a pintura exterior da casa de Nathan, visto que de acordo com o próprio vivia na rulote com a mulher e a sua família. Visitou muitos outros festivais e começou a chamar a atenção dos melómanos e entendidos de arte urbana. “Saímos da carrinha de manhã, abrimos a porta e há 50 pessoas a fotografar.” Recentemente, a placa metálica foi extraída da rulote e posta então à venda em leilão em Paris. Foi exposta na rua durante o fim-de-semana.

Figuras vestidas de verde que se assemelham a militares, no fundo uma força de comandos, estão junto a um barco de borracha que transporta uma mesa de mistura e uma coluna, envoltas no escrito "It's better not to rely too much on silent majorities ... for silence is a fragile thing... one loud noise and it's gone” – em português e em tradução livre, “é melhor não confiar muito nas maiorias silenciosas… porque o silêncio é algo frágil… um ruído mais alto e vai-se”.

No mesmo leilão foram à praça peças de Jeff Koons, Damien Hirst ou outros street artists como Pure Evil

Sugerir correcção
Ler 1 comentários