Designer Felipe Oliveira Baptista preside ao júri do Festival de Hyères

Bárbara Coutinho, directora do Mude, também integra o júri da 28.ª edição do importante festival francês que revela novos talentos do design de moda e da fotografia.

Foto
Felipe Oliveira Baptista foi premiado em Hyères em 2002 Fernando Veludo

Felipe Oliveira Baptista, designer de moda português que desde 2010 é director criativo da marca francesa Lacoste, vai voltar ao lugar onde já foi feliz: vai presidir ao júri do conceituado festival de moda e fotografia de Hyères, que decorre entre 25 e 29 de Abril em Noailles, no Sul de França. Em 2002, Oliveira Baptista foi o vencedor do prémio atribuído pelo festival aos jovens criadores.

A directora do Museu do Design e da Moda de Lisboa, Bárbara Coutinho, integra também o júri da edição de 2013 de Hyères.

O designer, formado pela Universidade na Kingston, em Londres, anunciou esta sexta-feira que preside ao júri através da sua página no Facebook, como informou a agência Lusa. Felipe Oliveira Baptista, que mantém a par da sua direcção criativa da Lacoste uma marca em nome próprio – que se mostra semestralmente em Paris e se apresenta no Portugal Fashion –, passou pela marca Cerruti, pela Max Mara e em 2003 foi vencedor do prémio ANDAM do Ministério da Cultura francês e da Association Nationale pour le Développement des Arts de la Mode e de uma bolsa do gigante do luxo Louis Vuitton Moet Hennessy que, no mesmo ano, lhe permitiu lançar a sua etiqueta de moda.

O evento revelou também esta sexta-feira o alinhamento dos jovens criadores seleccionados para apresentar as suas primeiras colecções em Hyères, uma das mais conceituadas plataformas de divulgação de jovens criadores nas áreas da moda e da fotografia.

A escolha de Felipe Oliveira Baptista e dos restantes membros do júri (entre os quais a directora do museu lisboeta, editores das revistas Numéro, da Vogue norte-americana ou a directora de moda dos armazéns britânicos Harvey Nichols) recaiu, indica o Nouvel Observateur, sobre Tomas Berzins & Victoria Feldman (Letónia e Rússia), Xénia Lucie Laffely (França), Henning Jurke (Alemanha), Marion de Raucourt (França), Damien Ravn (Noruega), Shanshan Ruan (China), Camille Kunz (Suíça), Yvonne Poei-Yie Kwok (Holanda), Satu Maaranen (Finlândia) e Xing Su (Canadá).

No campo da moda, o festival revelou nos seus 27 anos de vida nomes como a dupla Viktor&Rolf, Gaspard Yurkievich, o próprio Felipe Oliveira Baptista ou Gaspard Yurkievich e já teve como jurados Hussein Chalayan, Martin Margiela, Christian Lacroix, Helmut Lang, Jean-Paul Gaultier, Raf Simons, Riccardo Tisci, Haider Ackermann ou John Galliano.

Na secção de fotografia da 28.ª edição do festival, outros dez novos nomes se vão apresentar em Noailles: Anna Orlowska (Polónia), Dominic Hawgood (Reino Unido), Lena Amuat & Zoë Meyer (Suíça), David Favrod (Suíça), Grace Kim (EUA), Emile Barret (França), Petros Efstathiadis (Grécia), Peter Puklus (Hungria), John Mann (EUA) e Eva Stenram (Suécia). O júri da secção de fotografia é presidido pelo fotógrafo francês Charles Fréger.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar