Banksy esteve em Gaza e fez um vídeo da sua acção

Minidocumentário do misterioso artista urbano inglês ironiza sobre o quotidiano na região.

Fotogaleria
Os murais que Bansky deixou em Gaza Bansky
Fotogaleria
Bansky
Fotogaleria
Bansky
Fotogaleria
Bansky
Fotogaleria
Bansky

O misterioso artista urbano inglês Banksy, do qual ninguém conhece a identidade, continua a operar pelo mundo.

Desta vez, a sua acção centrou-se na faixa de Gaza, tendo aí deixado a sua marca nas paredes dos edifícios semidestruídos e criado um minidocumentário satírico sobre o quotidiano na região.

No pequeno documentário, colocado no seu site oficial e ironicamente intitulado Make This The Year You Discover a New Destination, utiliza a linguagem das promoções turísticas para discorrer sobre Gaza e o conflito entre Israel e a Palestina — só que em vez de praias paradísicas, o que vemos é destruição.  

“Os locais gostam tanto da zona que nunca a abandonam (porque não lhes é permitido)” ou “amplas possibilidades de remodelação” são apenas algumas das frases irónicas que povoam o vídeo.

No seu sítio da Internet, o artista explica que queria dar a conhecer a destruição de Gaza. “Um homem veio ter comigo e perguntou ‘por favor, o que quer isto dizer?’. Expliquei-lhe que queria expor a destruição de Gaza através da publicação de fotos no meu site -— mas na Internet as pessoas apenas olham para fotos de gatinhos.” "O gato encontrou qualquer coisa com que brincar, e as nossas crianças?", interroga, no vídeo, o palestiniano.

O vídeo termina com uma frase num muro: “Se lavarmos as mãos dos conflitos entre os poderosos e os que não têm poder, pomo-nos do lado dos poderosos: não nos mantemos neutrais.”

Sugerir correcção
Ler 5 comentários