236 mil seguidores e zero publicações depois, Koci é agora um fotógrafo mais livre no Instagram

Richard Koci Hernandez, popular fotógrafo do Instagram, apagou todas as fotografias. Mas continua na rede e promete voltar para recomeçar.

Foto
Future, fotografia de Richard Koci Hernandez, de 2012 DR

Zero publicações, 236 mil seguidores, a seguir 1236 pessoas. Richard Koci Hernandez, fotógrafo norte-americano que se tornou popular no Instagram, resolveu apagar todas as fotografias que publicou na rede social. Deitar fora para começar de novo.

“A Internet permite, cada vez mais, que as coisas vivam para sempre”. E Koci, o curto nome do meio que adoptou para se identificar no Instagram, não quis que o seu trabalho fotográfico vivesse para sempre. Pelo menos algumas fotografias.

A sua conta no Instagram é agora um lugar vazio, como se nada ali tivesse existido antes. “Nenhuma publicação ainda” – é o que se lê no seu perfil. Zero fotografias, uma citação de Ray Bradbury.

Koci define-se como jornalista visual (fotografia e multimédia), sendo também professor assistente de novos media na Berkeley Graduate School of Journalism, na Universidade da Califórnia. Richard Koci Hernandez trabalhou como fotógrafo durante 15 anos para o San Jose Mercury News, onde foi nomeado duas vezes para os prémios Pulitzer. Tem trabalhos publicados na Time, na Newsweek e no New York Times, entre outras publicações.

À revista Time, com quem falou antes de apagar as suas fotografias da rede social, Hernandez compara a sua decisão à de um jovem que, a determinada altura, decide retirar da sua conta da rede social algumas memórias do passado: “Um adolescente que tenha Facebook ou Twitter vai dizer e fazer um monte de coisas estúpidas, imaturas. Será que quer ser lembrado por isso? Provavelmente não. Da mesma forma, a minha fotografia e o meu trabalho no Instagram são uma evolução do que sou como fotógrafo”. E na sua conta – justificou – havia “algum trabalho imaturo” que ficaria exposto para sempre.

A decisão de apagar as fotos parece ter resultado de ponderação maturada. O sucesso que foi tendo na rede social até atingir os 236 mil seguidores, colocou-lhe alguma responsabilidade sobre os ombros, confidenciou à Time. Uma outra forma de dizer “pressão”. Com reflexos sobre a obra que quer construir. “Senti, por vezes, que não podia explorar outros caminhos na fotografia e partilhá-los, porque não era o que o meu público queria”.

Koci não abandonou o Instagram. Tem 1236 amigos para seguir. Continua identificado em tantas outras fotografias. E muito do seu trabalho – a preto e branco, por vezes com algumas pinceladas de cor – está acessível no seu site. Koci continua na rede e promete voltar – para recomeçar.

Sugerir correcção
Comentar