236 mil seguidores e zero publicações depois, Koci é agora um fotógrafo mais livre no Instagram

Richard Koci Hernandez, popular fotógrafo do Instagram, apagou todas as fotografias. Mas continua na rede e promete voltar para recomeçar.

Foto
Future, fotografia de Richard Koci Hernandez, de 2012 DR

“A Internet permite, cada vez mais, que as coisas vivam para sempre”. E Koci, o curto nome do meio que adoptou para se identificar no Instagram, não quis que o seu trabalho fotográfico vivesse para sempre. Pelo menos algumas fotografias.

A sua conta no Instagram é agora um lugar vazio, como se nada ali tivesse existido antes. “Nenhuma publicação ainda” – é o que se lê no seu perfil. Zero fotografias, uma citação de Ray Bradbury.

Koci define-se como jornalista visual (fotografia e multimédia), sendo também professor assistente de novos media na Berkeley Graduate School of Journalism, na Universidade da Califórnia. Richard Koci Hernandez trabalhou como fotógrafo durante 15 anos para o San Jose Mercury News, onde foi nomeado duas vezes para os prémios Pulitzer. Tem trabalhos publicados na Time, na Newsweek e no New York Times, entre outras publicações.

À revista Time, com quem falou antes de apagar as suas fotografias da rede social, Hernandez compara a sua decisão à de um jovem que, a determinada altura, decide retirar da sua conta da rede social algumas memórias do passado: “Um adolescente que tenha Facebook ou Twitter vai dizer e fazer um monte de coisas estúpidas, imaturas. Será que quer ser lembrado por isso? Provavelmente não. Da mesma forma, a minha fotografia e o meu trabalho no Instagram são uma evolução do que sou como fotógrafo”. E na sua conta – justificou – havia “algum trabalho imaturo” que ficaria exposto para sempre.

A decisão de apagar as fotos parece ter resultado de ponderação maturada. O sucesso que foi tendo na rede social até atingir os 236 mil seguidores, colocou-lhe alguma responsabilidade sobre os ombros, confidenciou à Time. Uma outra forma de dizer “pressão”. Com reflexos sobre a obra que quer construir. “Senti, por vezes, que não podia explorar outros caminhos na fotografia e partilhá-los, porque não era o que o meu público queria”.

Koci não abandonou o Instagram. Tem 1236 amigos para seguir. Continua identificado em tantas outras fotografias. E muito do seu trabalho – a preto e branco, por vezes com algumas pinceladas de cor – está acessível no seu site. Koci continua na rede e promete voltar – para recomeçar.

Sugerir correcção
Comentar