Vencedor do Prémio Aga Khan de Arquitectura é anunciado esta sexta-feira em Lisboa

Vinte projectos espalhados pelo mundo, de um cemitério islâmico na Áustria a uma escola primária no Afeganistão, são candidatos a receber 760 mil euros

Fotogaleria
Preservação do Mbaru Niang dr
Fotogaleria
Instituto de Filme e Animação Kantana dr
Fotogaleria
Lycée Français Charles De Gaulle dr
Fotogaleria
Apartamento No. 1 dr
Fotogaleria
Habitação Pós-Tsunami dr
Fotogaleria
Agentes funerários alertam para os perigos de serem os lares de idosos a tratar dos funerais Público
Fotogaleria
Escola Primária Maria Grazia Cutuli dr
Fotogaleria
A Torre Met dr
Fotogaleria
Preservação de Locais de Oásis Sagrados e Colectivos dr
Fotogaleria
Museu de Papel Artesanal dr
Fotogaleria
Centro de Interpretação do Mapungubwe dr
Fotogaleria
Escola Primária Umubano dr
Fotogaleria
Restauro do Forte de Thula dr
Fotogaleria
Reabilitação do Bazar de Tabriz dr
Fotogaleria
Centro de Cirurgia Cardíaca Salam dr
Fotogaleria
Revitalização do Centro Histórico de Birzeit dr
Fotogaleria
Reconstrução do Campo de Refugiados de Nahr el-Bared dr
Fotogaleria
Reabilitação do Forte de Nagaur dr
Fotogaleria
Academia de Futebol Mohammed VI dr
Fotogaleria
Ponte Hassan II dr

O prémio Aga Khan de Arquitectura vai ser entregue na próxima sexta-feira, dia 6, em Lisboa, no Castelo de S. Jorge. Patrocinado pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, o prémio é atribuído de três em três anos, tem uma dotação pecuniária de um milhão de dólares (cerca de 760 mil euros), e privilegia projectos de arquitectura que correspondam às “necessidades e aspirações” de sociedades nas quais os muçulmanos tenham “uma presença significativa”.

Anunciada em Abril passado, a short list do prémio é bastante longa – inclui 20 candidatos – e abarca projectos construídos nos mais diversos pontos do globo, do Afeganistão à Áustria ou da China a Marrocos. A escolha é da responsabilidade de um júri internacional de nove elementos, nomeado por um comité de direcção ao qual cabe ainda actualizar regularmente os critérios de elegibilidade, atendendo às prioridades de cada momento.

O crescente prestígio deste prémio internacional de arquitectura não se prende apenas com os avultados montantes envolvidos, mas com a filosofia em que assenta. Valorizando o planeamento urbanístico, a preservação de locais históricos ou a arquitectura paisagística, o prémio só pode ser atribuído a projectos não apenas concretizados no terreno, mas que tenham já alguns anos de utilização. E o impacto real dos edifícios na vida das pessoas que os habitam, ou que de alguma forma os utilizam, é tomado em consideração. Uma lógica que leva a que a constituição dos júris inclua especialistas de várias disciplinas, e não apenas arquitectos.

O prestígio internacional alcançado pela arquitectura portuguesa, a importância da presença islâmica na história do país e a bem sucedida integração da comunidade muçulmana na sociedade portuguesa terão sido alguns dos motivos que levaram à escolha de Lisboa para a cerimónia de entrega desta 12ª edição do prémio, que será presidida por Cavaco Silva e na qual participarão o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o próprio Aga Khan. Quarto detentor deste título, o príncipe Karim – soberano sem território que reclama descender em linha directa do profeta Maomé – é ainda reconhecido como imã dos ismaelitas nizaritas, um ramo xiita que engloba cerca de 15 milhões de muçulmanos distribuídos por vários países.

Na sessão de sexta-feira, marcada para as 20h30, será apresentado um novo selo de correio comemorativo do prémio, e inaugurar-se-á ainda uma exposição ilustrativa da influência islâmica em Portugal, organizada em colaboração com a Gulbenkian, que ficará no Castelo de S. Jorge até final de 2013.

Vinte candidatos

A short list do prémio para o ciclo 2011-2013 inclui projectos tão diferentes entre si como um ambicioso plano da arquitecta e antropóloga Salima Naji para a preservação de quatro locais com oásis sacralizados e de uso colectivo nas montanhas marroquinas do anti-Atlas, um complexo habitacional erguido numa aldeia de pescadores no Sri Lanka que fora devastada pelo tsunami em 2004 (do atelier Shigeru Ban Architects), ou o cemitério islâmico em Altach, na Áustria (atelier de Bernardo Bader), construído numa região com quase dez por cento de população muçulmana.

O restauro do forte de Thula, no Iémen (arquitecto Abdullah Al-Hadrami, a reabilitação do forte de Nagaur, na Índia (arquitecto Minakshi Jain), a revitalização do centro histórico de Birzeit, na Palestina (Riwaq – Centro para a Conservação da Arquitectura), a reabilitação do bazar de Tabriz, no Irão (ICHTO East Azerbaijan Office) ou a reconstrução do campo de refugiados de Nahr el-Bared, no Líbano, promovido por uma agência das Nações Unidas, são outros projectos que chegaram à short list.

Um bom exemplo de que a dimensão da obra não é necessariamente um factor significativo é o facto de a lista integrar um projecto de preservação, numa aldeia da Ilha das Flores, na Indonésia, de quatro casas cónicas de madeira e bambu, com telhados de palha, raras sobreviventes de uma antiquíssima técnica de construção. Coordenado por Rumah Asuh e Yori Antar, o projecto envolveu um grupo de jovens arquitectos indonésios, que trabalhou em ligação com a comunidade local, procurando reabilitar uma arte esquecida.

Os restantes projectos que o júri irá analisar incluem um apartamento no Irão em cuja construção foram reutilizadas de sobras de pedras (Architecture by Collective Terrain), a sede do Instituto do Filme e Animação Kantana, na Tailândia (Bangkok Project Studio), uma escola primária em Herat, no Afeganistão (ateliers 2A+P/A e IaN+), construída em homenagem à jornalista italiana Maria Grazia Cutuli, assassinada no Afeganistão em 2001, uma outra escola primária em Kigali, no Ruanda (MASS Design Group), a sede do liceu francês Charles De Gaulle em Damasco, na Síria (Lion Associés, Dagher Hanna & Partners), a torre Met, em Banguecoque, na Tailândia (WOHA Architects), o Centro de Cirurgia Cardíaca Salam, no Sudão (Studio Tamassociati), o Centro de Interpretação do Mapungubwe, no Limpopo, África do Sul (Peter Rich Architects), um local com gravuras rupestres que é património de humanidade, o Museu de Papel Artesanal em Gaoligong, na China (Trace Architecture Office), a Academia de Futebol Mohammed VI, em Salé, Marrocos (Groupe 3 Architectes) e, também em Marrocos, a ponte Hassan II (Marc Mimran Architecture), que liga Rabat e Salé.

Um dos nove membros do júri que irá decidir qual destes projectos irá receber um milhão de dólares é o arquitecto britânico (Dar es Salaam, 1966), David Adjaye, que tem um projecto para Lisboa, o Centro Cultural Africano, África.cont, e é um dos arquitectos mais conhecidos da sua geração. Os restantes jurados são Howayda al-Harithy, presidente do Departamento de Arquitecura e Design da Universidade Americana de Beirute e especialista na história da arquitectura islâmica, o botânico, geógrafo e paisagista francês Michel Desvigne, colaborador de arquitectos como Norman Foster, Rem Koolhaas ou Renzo Piano, o sociólogo e politólogo Mahmood Mamdani, autor de obras sobre a história do colonialismo, Kamil Merican, director executivo do atelier Group Design Partnership, que venceu o Prémio Aga Khan para a Arquitectura em 2007 com o projecto da Universidade de Tecnologia Petronas, na Malásia, a arquitecta japonesa Toshiko Mori, o arquitecto chinês Wang Shu (Prémio Pritzker, 2012), a artista plástica paquistanesa Shahzia Sikander, radicada em Nova Iorque, e o arquitecto turco Murat Tabanlioglu, cujo atelier projectou o mais alto arranha-céus de Istambul, a torre Safira, e também o primeiro museu de arte moderna do país.

 
 

Sugerir correcção
Comentar