Um retrato de terra e pedras com 11 hectares

Festival de Belfast abriu com o novo trabalho de Jorge Rodríguez-Gerada. Um retrato invulgar.

Um retrato de terra e pedras com 11 hectares Youtube

Jorge Rodríguez-Gerada, artista cubano habituado a retratos em grande escala no espaço público, acaba de inaugurar em Belfast, na Irlanda do Norte, um novo trabalho. Wish ocupa um terreno plano de 11 hectares à beira de um canal e para ter noção do rosto que os padrões geométricos ajudam a desenhar é preciso subir aos pontos mais altos da cidade ou apanhar um helicóptero. De perto, tudo o que se vê são largas linhas paralelas em terra, interrompidas por dois espaços verdes (os olhos).

Para concretizar este projecto baseado na fotografia de uma irlandesa de seis anos, Rodríguez-Gerada precisou da ajuda de uma equipa de voluntários, todos habitantes de Belfast, que trabalhou intensamente nas últimas quatro semanas para cumprir o desenho do artista, marcado no terreno com 30 mil estacas de madeira.

A obra que abriu o festival da cidade é feita de toneladas de terra, areia, pedra e relva, e envolveu várias empresas e instituições, de grandes construtoras às brigadas dos bombeiros, segundo o jornal Belfast Telegraph. Os materiais usados são todos da região e o seu impacto ambiental praticamente nulo, garante o artista cubano.

Wish fica, pelo menos, até Dezembro, mas é bem provável que Belfast queira adiar a separação deste retrato de terra a que já chama "The Face from Space".

Sugerir correcção
Comentar