Último quadro de Lucian Freud faz parte de grande retrospectiva londrina

Foto
Benefits Supervisor Sleeping foi leiloado em 2008 por 33.6 milhões de dólares, um recorde para um artista vivo Reuters

Uma colecção com mais de 100 retratos do pintor Lucian Freud, que morreu a 20 de Julho, vai ser exposta na National Portrait Gallery, em Londres, a partir de Fevereiro de 2012. A retrospectiva, que já estava a ser preparada em conjunto com o artista, apresenta ainda um inédito, a sua última obra. Um grande retrato nu e inacabado do seu assistente e amigo próximo, David Dawson, junto do seu cão, vai ser exposto pela primeira vez.

À Reuters, Sarah Howgate, curadora da exposição, explicou que o quadro estava a ser pintado por Lucian Freud pouco antes de morrer, acabando depois por ter sido deixado no seu estúdio. Howgate disse que a galeria tinha proposto ao artista, um dos grandes nomes da arte contemporânea, a preparação de uma exposição para o ano dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O artista, que terá aceitado a proposta de imediato, planeou assim toda a exposição e quais os trabalhos que queria ver expostos, escolhendo mais de 100 trabalhos seus, que integram colecções não só privadas como de museus de todo o mundo.

“Como qualquer artista, ele estava muito entusiasmado com o seu último trabalho que estava a pintar. Ele começava cada pintura como se fosse a sua primeira. Ele queria que fosse uma visão única, diferente da última”, contou à Reuters a curadora da exposição, que partilhou os últimos meses com Lucian Freud.

A exposição “Lucian Freud Portraits”, disponível ao público de 9 de Fevereiro a 27 de Maio de 2012, percorrerá o percurso do artista, desde os começos da década de 1940, até aos dias de hoje. Entre os quadros expostos, vão estar retratos de família e amigos de Freud, incluindo da mãe, da mulher, da amante, dos artistas companheiros Frank Auerbach, Francis Bacon and David Hockney, e Sue Tilley, imortalizados numa série de pinturas nos anos 1990. O quadro “Benefits Supervisor Sleeping” (1995), que em 2008 deu que falar quando foi comprado num leilão da Christie’s por 33,6 milhões de dólares (24,5 milhões de euros), um recorde para um artista vivo, também viajará até Londres.

“A National Portrait Gallery está encantada por apresentar tantos retratos criados por um dos maiores artistas dos nossos tempos”, escreveu em comunicado Sandy Nairne, directora da galeria londrina.

O pintor Lucian Freud morreu no dia 20 de Julho aos 88 anos, em Londres. Neto do fundador da psicanálise, Lucian emigrou, com a família, da Alemanha para Inglaterra no início dos anos 30 para fugir ao regime nazi, tendo adquirido naturalidade britânica em 1939.

Sugerir correcção
Comentar