Museu de Arte Antiga renova parceria com Everything Is New para exposição Os Saboias

Foto
Museu Nacional de Arte Antiga que fecha às segundas-feiras durante todo o dia, como a maioria dos museus - também encerrava às terças-feiras de manhã Pedro Cunha

O Museu Nacional de Arte Antiga anunciou nesta terça-feira que renovou a parceria com a produtora Everything Is New para apresentar, em Maio, a exposição Os Saboias, composta por mais de uma centena de obras de arte do século XVIII.

A nova exposição, que abre ao público a 17 de Maio, vai dar seguimento à parceria com a empresa privada, que ficará também responsável pelas áreas da produção, bilhética e comunicação da mostra, como sucedeu para a actual exposição com obras do Museu do Prado, em Madrid, que encerra no domingo.

Numa conferência de imprensa realizada no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, esta terça-feira o director desta instituição, António Filipe Pimentel, disse que, na sequência dos bons resultados na afluência de público na mostra com obras do Prado, a parceria com a Everything Is New terá continuidade.

“Esta exposição recebeu, em cerca de quatro meses, mais público do que as maiores exposições que já fizemos anteriormente, como a Encompassing the Globe”, exemplificou o director com a mostra sobre os Descobrimentos portugueses, que esteve patente em Lisboa durante quatro meses e meio, em 2009, e recebeu 72.000 visitantes.

A exposição Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem do Norte no Museu do Prado recebeu, até ao último domingo, 74.786 visitantes, dos quais 12.254 compraram o bilhete conjunto, que dá acesso a ambas as exposições – a temporária e a permanente –, segundo o museu.

Questionado pela Lusa se irá ser mantido o mesmo modelo de parceria, António Filipe Pimentel anuiu, sublinhando que as mesmas condições se vão manter para a exposição, que irá apresentar obras provenientes de vários museus e residências reais italianas.

A parceria entre a Everything Is New e a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) na área dos museus iniciou-se no ano passado com a mostra da artista plástica Joana Vasconcelos, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, tornando-se a exposição individual mais visitada em Portugal.

Desde essa altura que o modelo de parceria assenta num investimento inicial de Álvaro Covões, da Everything Is New, que espera recuperar com as receitas dos bilhetes vendidos na exposição. Atingindo esse patamar, os lucros seguintes dos bilhetes são divididos com a DGPC em 50%.

A próxima grande exposição que o MNAA vai acolher intitula-se Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750), que, segundo Pimentel, será “uma embaixada notável do estilo rococó italiano”.

Concebida especificamente para o MNAA pelo Museo Civico d’Arte Antica-Palazzo Madama, de Turim, Itália, a exposição é o resultado de uma parceria estabelecida entre o museu de Lisboa e o museu italiano.

A nova exposição, com comissariado de Edith Gabrielli e Enrica Pagella, evoca o papel da cidade de Turim na primeira metade do século XVIII enquanto capital do Reino do Piemonte e dos grandes artistas italianos e internacionais ao serviço das estratégias de poder da Casa de Saboia.

De acordo com José Alberto Seabra, director adjunto do museu português, o percurso expositivo vai estar organizado em seis núcleos temáticos:  A Corte dos Saboias: Reis e Mecenas, com os mecenas retratados por artistas de renome, como Clementina ou Duprà; As Artes em Concerto: Arquitectura, Escultura, Artes Decorativas, com as obras dos principais responsáveis pela revolução no gosto da época, como o arquitecto Filippo Juvarra, o escultor e ourives Francesco Ladatte e o ebanista Pietro Piffetti. O Teatro vai ser outro dos núcleos da exposição, apresentando a importância desta arte nos espectáculos de corte, através das obras de Giovanni Michele Graneri ou dos esboços para cenas do Teatro Régio de Turim, pintadas por Crosato e pelos irmãos Galliari.

Outros núcleos são A Pintura, com obras dos artistas chamados a Turim para decorarem as residências reais, como Crosato, Nepote, Ricci, Giaquinto, Mura, Rapous, Cignaroli e Beaumont, Fontes e Modelos, com gravuras e desenhos, e O Triunfo do Ornamento, que apresenta uma carruagem de jardim.

Sugerir correcção
Comentar