Museu Nacional de Arte Antiga

Todos os tópicos

  • Mais importante do que aquilo que se construiu é o que se pensa construir. É aí que está o epicentro do debate arquitectónico ao longo dos tempos. E é isso que quer demonstrar a exposição "A Arquitectura Imaginária" que pode ser visita no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 30 de Março de 2013.

  • O estacionamento selvagem no largo onde se situa a entrada principal do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, põe em risco as obras de arte ali existentes, por impedir o acesso dos carros de bombeiros. O alerta é do director da instituição, António Pimentel, que explica que o problema já se pôs no Verão passado, embora sem consequências graves.

  • Florença, primeira metade do século XV. Espalhados pela cidade há dezenas e dezenas de artífices e aprendizes a trabalhar nos ateliers dos mestres que têm em mãos projectos para palácios e catedrais. Donatello, Brunelleschi, Verrocchio e Ghiberti estão lá, como verdadeiros revolucionários na arquitectura, na escultura e na pintura, num momento em que a República de Florença vive em agitação permanente, entre lutas internas e o desejo de mostrar a sua força perante os principados que a rodeiam e a própria Igreja. Há muito dinheiro para investir em arte e a ambição de a pôr ao serviço da política, do poder.

  • Paulo Henriques, antigo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), é a partir de amanhã o director do Museu Nacional de Arte Contemporânea, mais conhecido como Museu do Chiado. O historiador e técnico da Direcção Geral do Património assume o cargo “em gestão corrente, o que significa que não há lugar a alterações de estratégia”, segundo explicou ao PÚBLICO.

  • O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique pela Presidência da República, pelos serviços prestados à cultura, revelou nesta quarta-feira o presidente da direcção.

  • A exposição Encompassing the Globe: Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII, que entre 15 de Julho e 1 de Novembro de 2009 teve 72 mil visitantes no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, custou mais de dois milhões de euros, face a um apoio mecenático residual.

  • Quando, no final da entrevista, chega a hora de ser fotografado, António Filipe Pimentel, o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), propõe que seja junto dos Painéis de S. Vicente. Afinal, não é esta a imagem de marca do museu? E para Pimentel "o museu é um palco". É essencial estudar e conservar o acervo, mas é preciso também mostrá-lo. "Um museu não é a Torre do Tombo do património."