Morreu o coreógrafo e bailarino Patrick Hurde

O bailarino e coreógrafo Patrick Hurde, de 77 anos, faleceu hoje, em Lisboa, vitima de doença prolongada, disse à Lusa o bailarino e professor de dança Antonio Miguens.

Patrick Hurde, nome artístico de David Higgins, foi bailarino do Ballet Gulbenkian e “o grande coreógrafo da televisão em Portugal”, com a qual começou a trabalhar em 1985, no programa “1,2,3”, realizado por Luís Andrade, disse a mesma fonte. “Na televisão ele marcou a diferença ao ir buscar para as coreografias, bailarinos com formação de dança clássica”, explicou Miguens, que integrou um desses grupos, em 1986.

Natural do Reino Unido, Hurde vivia em lisboa, no Bairro Alto, desde 1965, disse Miguens.“O Patrick [Hurde] é uma figura incontornável no ensino da dança na Companhia Nacional de Bailado, na Escola de Dança do Conservatório Nacional, e na Escola Superior de Dança”, salientou Miguens, tendo a sua actividade sido alvo de uma tese de doutoramento na Universidade de Lisboa. A tese, Patrick Hurde - história de vida: um contributo para a história da dança em Portugal, na segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI, de Vera Amorim, foi defendida este ano, na área de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras de Lisboa, sob a orientação de Maria João Brilhante.

A informação disponibilizada no portal da Faculdade sobre a tese, refere que, a acção de Hurde “em contextos de intervenção multifacetados tem sido um contributo para elevar o nível artístico da dança em Portugal”. Na apresentação da tese, Vera Amorim afirma pretender “perspectivar a importância e influência que um tal caminho pessoal terá tido para a Dança, a sua divulgação e valorização, o ensino artístico e outros aspectos conexos com as artes performativas em Portugal, para além do interesse do enfoque de carácter biográfico, sustentado pelas metodologias da história oral”.

"Patrick Hurde foi bailarino, coreógrafo, professor e actualmente mantém actividade como crítico de dança em Portugal. Descobrir e interpretar a sua história de vida e o seu percurso profissional artístico foi também cartografar uma parte significativa do mapa da dança em Portugal e dos seus enquadramentos individuais e institucionais”, afirma no mesmo texto a investigadora.

O velório de Patrick Hurde realiza-se hoje, a partir das 17:00, na igreja de S. Mamede, ao Príncipe Real, em Lisboa, realizando-se o funeral na quarta-feira, ao princípio da tarde para o cemitério do Alto de São João, onde tem lugar a cerimónia de cremação pelas 14:00.
 

Sugerir correcção
Comentar