Manoel de Oliveira está de novo internado no Porto

Oliveira, 104 anos feitos no dia 11 de Dezembro, tinha já passado o Natal e o Ano Novo no hospital

Foto
O realizador em Guimarães em 2011 Adriano Miranda

Manoel de Oliveira foi de novo internado, na passada sexta-feira, num hospital público do Porto, para ser tratado de uma gripe.

“O médico decidiu interná-lo por uma questão de precaução, já que tinha temperatura elevada, mas encontra-se bem”, disse este domingo ao PÚBLICO a filha do realizador, Adelaide Trêpa. Oliveira, 104 anos feitos no dia 11 de Dezembro, tinha já passado o Natal e o Ano Novo no hospital, na altura afectado por uma bactéria, tendo tido alta no dia 7 de Janeiro. No Verão, esteve internado num hospital de Gaia, devido a um problema de insuficiência cardíaca.

Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo ainda em actividade, estreou em 2012 a longa-metragem O Gebo e a Sombra, a partir de Raul Brandão, e a curta O Conquistador Conquistado, integrada no projecto “Centro Histórico”, de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (que incluiu também curtas de Pedro Costa, do espanhol Victor Erice e do finlandês Aki Kaurismaki).

O cineasta tem presentemente em carteira, e à espera de financiamento, o projecto de uma nova curta-metragem, O Velho do Restelo, baseada em textos de Teixeira de Pascoaes, Camões e Cervantes, e de uma longa, A Igreja do Diabo, a partir de contos do escritor brasileiro Machado de Assis.

 

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar