José Nuno Martins

José Nuno Martins começou a fazer rádio com 20 anos. Fez grandes programas de rádio mas também fez concertos, estações de televisão, estudos e estúdios. Fez tudo – até foi director do jornal O Benfica – e fez tudo bem, generosamente, sem medo, juntando pessoas e espalhando cultura.

Só é sete anos mais velho do que eu. Mas desde que comecei a fazer rádio, inspirado por ele e por outros calmos génios como João Alexandre, Jorge Gil, Jaime Fernandes e João David Nunes, foi sempre um exemplo em pessoa, sempre pronto a ajudar, ensinar e dar a força que nos falta quando começamos.

O progama dele Os Cantores do Rádio foi e continua a ser o melhor que já ouvi sobre música brasileira, incluindo todos os brasileiros que conheço.

Para dar um exemplo de resurreição que lhe devo vá ouvir Beth Carvalho. Onde está o arquivo indispensável dos grandes programas de rádio dos anos 1980?

Ontem recebi, de repente, um email do José Nuno Martins. Quarenta anos depois de me ter ajudado pela primeira vez, ele mandou-me cinco canções maravilhosas (juntamente com os ficheiros musicais) para eu ouvir.

A generosidade continua. Ele dá tudo o que tem sem receber nada. Não somos amigos nem conhecidos. Mas ele insiste em dar-me conta das muitas coisas que conhece. Como sempre. Não só sem cobrar nada como de livre vontade.

José Nuno Martins ama a música. E gosta das pessoas que também a amam. E daquelas que ele ensinou – e ensina – a amar.

Obrigado, amigo!

Sugerir correcção
Comentar