Feira ARTE Lisboa adiada pelo segundo ano consecutivo devido à “conjuntura difícil”

A feira já tinha sido cancelada em 2012 devido à crise financeira

Foto
Peça exposta na ARTE Lisboa em 2011 Miguel Manso

A ARTE Lisboa - Feira de Arte Contemporânea, cuja 12.ª edição não se realizou em 2012, foi este ano novamente adiada para 2014, devido ao “contexto económico difícil”, revelou esta quarta-feira à agência Lusa fonte da organização.

A ARTE Lisboa, da responsabilidade da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, em parceria com a Associação Portuguesa de Galerias de Arte (APGA), realizava-se anualmente em Novembro, no Parque das Nações, e chegou a receber cerca de 20 mil visitantes. Única feira de arte contemporânea do país, realizou-se até 2011, durante onze edições consecutivas, e foi cancelada pela primeira vez em 2012, também devido à conjuntura económica desfavorável no sector, segundo a organização.

Contactado pela agência Lusa, Miguel Comporta, director da área de feiras da Associação Industrial Portuguesa (AIP), confirmou o adiamento da feira para 2014, alegando “dificuldades decorrentes da actual conjuntura económica difícil”. De acordo com Miguel Comporta, a AIP, este ano, ainda chegou a fazer uma prospecção junto dos parceiros, mas concluiu que “o investimento não teria o retorno suficiente para as galerias”. “Há vários sectores que se estão a retrair e um deles é o do consumo de arte contemporânea”, apontou.

Questionado sobre o orçamento da ARTE Lisboa, Miguel Comporta indicou que rondava anualmente os 300 mil a 400 mil euros.

Depois do adiamento no ano passado, a intenção da AIP era realizar a feira de arte contemporânea este mês, como habitualmente, mas em parceria com outras entidades, e com outros eventos paralelos, como o 1.º Festival Internacional da Inovação e Criatividade - Festival IN, que tem início decorre até domingo.

O objectivo do festival é divulgar e fomentar as indústrias criativas e os talentos individuais, como factores de desenvolvimento económico e de criação de emprego, integrando na programação várias áreas da cultura, desde banda desenhada, arquitectura e design, aos museus.

Na programação surge inscrita a Feira ARTE Lisboa, a realizar-se no Pavilhão 3, mas apenas participam três galerias: Allarts Gallery (Lisboa e Cascais), Nuno Sacramento - Galeria de Arte Contemporânea (Ílhavo) e a Perve Galeria/Casa da Liberdade - Mário Cesariny (Lisboa).

Questionado sobre a designação, Miguel Comporta explicou: “Tem esse nome na programação mas não será a ARTE Lisboa, como feira. É antes um espaço para as artes plásticas dentro do Festival IN”.

A Feira ARTE Lisboa chegou a receber 45 galerias portuguesas e 25 estrangeiras, muitas de Espanha e também de outros países da Europa, e de países lusófonos como Brasil e Moçambique.

“Está tudo em aberto, desde o formato, ao lugar, ao número de galerias e datas”, disse o responsável à Lusa, acrescentando que a organização pretende trazer a feira novamente em 2014, “se estiverem reunidas as condições para o seu sucesso”.
 
 

Sugerir correcção
Comentar