Ex-ministro Mário Lino sobe ao palco e isso é Nada do Outro Mundo

A peça, em que Mário Lino interpreta um engenheiro civil, canta e dança, vai estar em cena no Teatro Maria Helena Torrado, em Cascais.

O ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino vai estar novamente na ribalta, mas desta vez a representar e a cantar, também no papel de engenheiro, numa peça de teatro que tem estreia marcada para sexta-feira, em Cascais. Esta não é a primeira vez que o antigo ministro do Governo socialista de José Sócrates sobe aos palcos, já que a veia da representação e a experiência em teatro surgiram ainda nos tempos do liceu.

Nada do Outro Mundo é o nome da peça que vai estar em cena no Teatro Maria Helena Torrado, mas é também a forma como Mário Lino encara o novo desafio. “É preciso que a pessoa sinta interesse e se sinta à vontade em fazê-lo”, afirmou o ex-governante à agência Lusa, depois de um ensaio da peça para os jornalistas.

Igual a si próprio, a personagem que Mário Lino interpreta é um engenheiro civil que vai fazer a manutenção e vistoria das obras numa ponte, onde se centra toda a acção da peça. Além de representar, Mário Lino vai também cantar, uma tarefa mais difícil, mas que não o assustou. “Cantar tem mais dificuldade, porque obriga a estar certo no tom e no ritmo, mas faz-se”, disse.

Decorar a letra da música foi outra grande dificuldade, o que não aconteceria se tivesse de cantar a Grândola, vila morena. “Lá isso é verdade. Aqui tive de aprender e decorar nove estrofes, foi mais complicado”, assentiu, entre risos. O antigo ministro considera ainda que “a política e o teatro não são comparáveis” e que “cada um tem a sua dificuldade e requer empenho”.

Encenada por Paulo Matos, que também representa a personagem principal, com Vítor Emanuel, Nada do Outro Mundo é constituída por duas peças – O Suicida e O Segurança –, ligadas por uma mudança de ambiente cenográfico, coreografada e dirigida pelo engenheiro de obras Mário Lino.

O conjunto resulta de uma adaptação livre de Paulo Matos das duas obras do dramaturgo francês Guy Foissy, que se distinguiu pelo humor negro. A ideia de convidar o ex-ministro das Obras Públicas, para fazer uma personagem igual a si mesmo, surgiu pelo desejo manifestado por Mário Lino de regressar aos palcos. “O engenheiro traz a realidade dos nossos dias para dentro de cena”, afirmou Paulo Matos, que disse ainda estar a ser “muito divertido e um verdadeiro prazer” trabalhar com Mário Lino.

Nada do Outro Mundo vai estar em cena nos dias 15,16,17, 22, 23 e 24 de Março, no Teatro Maria Helena Torrado, em Cascais.

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar