E tudo o rico parou!... premeia Fernando Camarneiro Costa no PortoCartoon

O cartoon foi o escolhido entre os quarenta a concurso para Prémio Público do Porto Cartoon 2012, que esteve em votação entre Junho e Dezembro de 2012.

"E tudo o rico parou", de Fernando Camarneiro Costa foi o vencedor do Prémio Público do PortoCartoon
Fotogaleria
"E tudo o rico parou", de Fernando Camarneiro Costa foi o vencedor do Prémio Público do PortoCartoon Fernando Camarneiro Costa
O iraniano Mohsen Zarifian, com "The Fair Negotiation" foi o segundo mais votado pelo público
Fotogaleria
O iraniano Mohsen Zarifian, com "The Fair Negotiation" foi o segundo mais votado pelo público Mohsen Zarifian
Alessandro Gatto, vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon com "La Scalla", é o terceiro nas escolhas do público
Fotogaleria
Alessandro Gatto, vencedor do Grande Prémio do PortoCartoon com "La Scalla", é o terceiro nas escolhas do público Alessandro Gatto

O cartoon do arquitecto Fernando Camarneiro Costa, e tudo o rico parou!..., surge à frente do de Alexandre Gatto, o italiano vencedor em Junho do Grande Prémio do PortoCartoon, e do de Mohsen Zarifian, iraniano que o júri do festival distinguiu com uma menção honrosa.

Uma limousine de dimensões absurdas, o desesperado dono do pequeno carro em que aquela embateu, destruindo-o, e o nada preocupado dono do monstro automóvel que impede toda a circulação e que sorri alheado dos olhares impotentes que se concentram nele, desde os passeios às varandas dos grandes prédios que rodeiam a cena. O cartoon intitula-se e tudo o rico parou!..., é da autoria de Fernando Camarneiro Costa, arquitecto e cartoonista, e foi hoje anunciado como vencedor, entre quarenta propostas, do Prémio do Público do PortoCartoon-World Festival de 2012.

O 14º festival PortoCartoon, que teve primeira edição em 1999, foi subordinado ao tema Ricos, pobres, indignados e, em Abril, o júri presidido por George Wolinski distinguiu com o Grande Prémio Alexandre Gatto (com o cartoon La Scala). Na votação do público, porém, a obra do italiano surgiu em terceiro lugar, logo abaixo do cartoon de Fernando Camarneiro e de The Fair Negotiation, do iraniano Mohsen Zarifian (uma das menções honrosas atribuídas pelo júri do festival). O Irão, recorde-se, foi o país com maior número de participanentes (66) e de trabalhos (255) expostos no PortoCartoon.

Os vencedores anteriores do Prémio do Público foram Zygmunt Zaradkiewicz, (Polónia), Guo Zhong (China), Ronaldo (Brasil), Ludo Goderis (Bélgica), António Santos “Santiagu” (Portugal) e Ronaldo Cunha Dias (Brasil). A votação foi feita online, em www.cartoonvirtualmuseum.org/, ou através de boletins disponíveis na extensão da mostra patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, entre o final de Junho e 31 de Dezembro do ano passado.

O Prémio do Público foi instituído em 2006 e oferece ao vencedor a oportunidade de organizar uma exposição antológica da sua obra na edição seguinte do Porto Cartoon. A edição 2013 terá lugar em Junho, sob o tema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, e abrirá excepcionalmente dois prémios de caricatura, um em celebração do realizador Manoel de Oliveira, outro em homenagem a José Saramago, que teria completado 90 anos a 16 de Novembro de 2012.

 
 

Sugerir correcção
Comentar