Cartoonista Rodrigo de Matos venceu Grande Prémio Press Cartoon Europe

Rodrigo Matos, colaborador do Expresso, distinguido com prémio de oito mil euros na Bélgica.

Foto

O cartoonista português Rodrigo de Matos venceu o Grande Prémio Press Cartoon Europe com um trabalho, publicado no semanário Expresso em Novembro do ano passado, sobre futebol e a crise económica portuguesa.

O Press Cartoon Europe é uma iniciativa do organismo Press Cartoon Belgium, para distinguir os melhores cartoons publicados em jornais, revistas e meios de comunicação na Internet, oriundos da Europa.

Rodrigo Matos conquistou o Grande Prémio, no valor de oito mil euros, com um cartoon que revela um mendigo com uma tigela nas mãos, a ser servido com uma concha onde está colocada uma bola de futebol, fazendo referência à crise económica em Portugal e ao apuramento da selecção portuguesa para o campeonato do mundo, este ano, no Brasil.

O segundo prémio foi atribuído a Tjeerd Royaards e o terceiro a Hajo de Reijger, por cartoons publicados na Holanda.

Rodrigo de Matos, que colabora com o <i>Expresso</i> desde 2006, receberá o prémio no Festival Internacional de Cartoon em Knokke-Heist, na Bélgica.

O cartoonista português nasceu em Angola, em 1975, estudou jornalismo em Coimbra, viveu no Brasil, em Espanha, onde se diplomou em Ilustração Editorial e de Imprensa, e reside actualmente em Macau.

Além de colaborar com o <i>Expresso</i>, Rodrigo de Matos também publica no jornal macaense <i>Ponto Final</i>.

 

Sugerir correcção
Comentar