Andrea Arnold será presidente do júri da Semana da Crítica em Cannes

A realizadora, presença habitual em Cannes, sucede na função ao realizador português Miguel Gomes,

Foto
Andrea Arnold fotografada em Cannes em 2009 AFP PHOTO / FRANCOIS GUILLOT

A realizadora britânica Andrea Arnold, velha conhecida do Festival de Cannes, primeiro como realizadora premiada, depois como membro do júri da competição principal, em 2012, vai voltar à Croisette. Será Presidente do Júri da Semana da Crítica, a secção do festival dedicada à descoberta de novos talentos (concorrem apenas primeiras e segundas obras).

Andrea Arnold, cujo último filme, uma adaptação de O Monte dos Vendavais, de Emile Brontë, teve as suas primeiras imagens reveladas precisamente em Cannes, em 2011, antes da estreia em Veneza, sucede ao realizador português Miguel Gomes, presidente da Semana da Crítica na última edição do festival.

“Fiquei tão excitada quando Milk [o primeiro filme de Arnold, de 1998] foi exibido na Semana da Crítica [que venceria] que estava sempre a bater em coisas. Quando cheguei a casa contei dezanove nódoas negras…”, começou por dizer a realizadora, comentando a escolha dos organizadores do Festival de Cannes. “Estou igualmente excitada pelo convite para ser presidente do júri do Grande Prémio Nespresso da Semana da Crítica e julgo que será boa ideia guardar as porcelanas. Vejo-o como uma aventura”, cita-a o Hollywood Reporter.

Em 2006, Andrea Arnold ganhou o prémio do júri em Cannes com Red Road, o seu quarto filme, feito que repetiria três anos depois com Fish Tank, premiado em Portugal no Fantasporto de 2010. Na posição de presidente do júri da Semana da Crítica, Arnold será acompanhada por quatro críticos de cinema, que entre 15 e 23 de Maio avaliarão sete filmes (dos 20 programados para a secção) seleccionados para concurso. Em 2013, o júri liderado por Miguel Gomes, realizador de O Meu Querido Mês de Agosto e Tabu, deu o prémio a Salvo, da dupla italiana Fabio Grassadonia e Antonio Piazza. 

Sugerir correcção
Comentar