Ainda falta um mês para a ExperimentaDesign 2013, mas já há uma exposição no aeroporto de Lisboa

Com um tema “sem fronteiras” (No Borders), a ExperimentaDesign 2013, que arranca só a 7 de Novembro, aterrou já esta semana no aeroporto de Lisboa, numa parceria com a ANA Aeroportos de Portugal. Esta terça-feira foi inaugurada a exposição From Here to Somewhere, que serve de apresentação à bienal.

Exposição foi esta terça-feira inaugurada
Fotogaleria
Exposição foi esta terça-feira inaugurada 2013 © experimentadesign, photo by Maria Leonardo/Restart
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Na nova praça do Terminal 1 do aeroporto de Lisboa estão expostos alguns objectos de design muito usados no nosso quotidiano. São marmitas, lancheiras, talheres, cantis, que só quando os vemos ali expostos conseguimos pensar neles exactamente como objectos de design que são. Ou não fossem estas peças concebidas por designers para empresas nacionais e internacionais.

A exposição, que trata o tema da alimentação e mobilidade, apresentando assim vários objectos especificamente desenhados para o transporte, conservação e consumo de produtos alimentares, faz parte do programa da ANA “Ver, Ouvir e Degustar”, que no último ano tem desenvolvido várias actividades culturais no aeroporto.

Na apresentação desta exposição, Guta Moura Guedes, presidente da ExperimentaDesign, explicou que a ideia partiu exactamente da ANA, que desafiou a Experimenta a estender-se até ao aeroporto. Tendo como tema No Borders, a ideia não poderia fazer mais sentido. “Esta é a melhor forma de lançarmos a edição deste ano”, disse Moura Guedes, explicando que esta exposição, que estará patente ao público que circula no aeroporto até ao dia 22 de Dezembro, foi criada e pensada de propósito para este espaço.

“Apresentar esta exposição num espaço importante como este, onde circulam pessoas do mundo inteiro, tem muito valor para nós”, continuou Guta Moura Guedes, para quem esta exposição, apesar de pequena, “desperta curiosidade em quem passa sem impedir o seu funcionamento normal”.

Com uma selecção feita pela ExperimentaDesign, From Here to Somewhere pretende revelar a versatilidade e o alcance do design e também a forma como os processos criativos e de produção têm respondido às nossas necessidades, das mais básicas e essenciais às mais específicas.

Para a presidente, a exposição “funciona como um teaser” para a Experimenta 2013 que se passará entre o Chiado, actual sede da bienal de design nascida em 1999, e Belém. “Este é assim o primeiro marco da bienal”, destacou Guta Moura Guedes, revelando que depois desta estreia no aeroporto de Lisboa, também o Francisco Sá Carneiro, no Porto, receberá uma exposição no início de Dezembro.

“O tema ainda está a ser pensado”, disse, explicando apenas que sendo o Porto uma cidade muito diferente de Lisboa terá também uma mostra diferente. “As diferenças só tornam as cidades mais apelativas".
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar