Luís Amado: “Médio Oriente deixou de ter relevância para os EUA na energia”

Luís Amado, ex-ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, faz uma leitura do actual contexto geopolítico mundial para descodificar os conflitos em curso no Médio Oriente e na Europa.

Foto
Luís Amado foi ministro de um Governo do Partido Socialista liderado por José Sócrates Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
29:44

Luís Amado, ex-ministro da Defesa e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2005 e 2011, acompanha as grandes mudanças geopolíticas mundiais, com particular foco na evolução no Médio Oriente, onde participa num think thank nos Emirados Árabes Unidos. Em entrevista ao PÚBLICO, considera que hoje nos aproximamos de “um choque de civilizações”, a visão “pessimista” defendida em 1996 por Samuel Huntington: “Vamos entrar na próxima década com dois blocos antagónicos, não só geoeconómicos, mas ideológicos”. O ex-presidente do Banif, de 2012 a 2015, e da EDP, de 2018 a 2021, prevê uma flutuação do preço do petróleo entre os 80 e os 100 dólares, tendo em conta o valor orçamentado pela Arábia Saudita para promover os seus investimentos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários