Hamas autoriza manifestação inédita dos rivais da Fatah em Gaza
Após a ruptura de 2007, as duas formações palestinianas dão agora sinais importantes de reaproximação
Por PÚBLICO
Após a ruptura de 2007, as duas formações palestinianas dão agora sinais importantes de reaproximação
Por PÚBLICO
Após a ruptura de 2007, as duas formações palestinianas dão agora sinais importantes de reaproximação
Perante um mar de bandeiras verdes, o líder do conselho político do Hamas falou aos apoiantes na cidade de Gaza. Um discurso completamente intransigente em relação ao Estado hebraico.
Por PÚBLICO
A visita, sem precedentes, acontece apenas duas semanas depois da última operação de Israel contra grupos armados do território.
Por Joschka Fischer
Quando se desencadearam as hostilidades em Gaza, no mês passado, parecia que a mesma velha história se repetia. O mundo voltou a testemunhar uma onda de violência sangrenta e sem sentido entre Israel e o Hamas, que atingiu sobretudo civis inocentes de ambos os lados, originando mutilações e morte.
Em 29 de Novembro de 2012, 65 anos depois da criação de Israel, a Palestina tornou-se Estado Observador da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o mesmo estatuto do Vaticano
Por AFP e PÚBLICO
Polícias desarmados do Hamas colocados na zona fronteiriça para evitar confrontos. Pescadores palestinianos podem chegar mais longe, mas não tão longe como acontecia até 2006
Por Gareth Evans
As palavras mais sábias sobre a Segunda Guerra de Gaza podem ter vindo de um israelita, morador num kibutz perto da fronteira com Gaza. “Se me querem defender… Não nos enviem as Forças de Defesa de Israel para ‘ganhar’”, escreveu Michal Vasser no Haaretz a 15 de Novembro. “Comecem a pensar no longo prazo e não apenas na próxima eleição. Tentem negociar até sair fumo branco pela chaminé. Estendam uma mão ao Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas. Parem com os ‘assassínios selectivos’ e olhem também nos olhos dos civis do outro lado.”
É primeiro incidente desde a entrada do cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Grupo de agricultores tinha entrado na zona tampão que separa os dois territórios.
Por João Dias
Desde o início dos últimos confrontos em Gaza já morreram três jornalistas palestinianos. Outros, muitos deles a trabalhar para órgãos internacionais, arriscam-se a perder a vida por uma história. Para seguir o relato, agarre-se ao Twitter.
As tropas israelitas prenderam 55 palestinianos na Cisjordânia, logo a seguir ao anúncio do cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
