Bruno Palier: “Governo francês devia retirar o seu projecto para aliviar a escalada da tensão”

O investigador Bruno Palier diz que mobilização contra o aumento da idade da reforma em França pode levar a que nos outros países se interroguem sobre se as reformas não terão ido longe de mais.

Foto
As ruas de França têm sido palco de protestos violentos contra a reforma das pensões EPA/Mohammed Badra

Bruno Palier, investigador no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) que se tem dedicado a estudar as reformas dos sistemas de pensões na Europa, considera que o Governo francês se está a colocar numa “situação política extremamente difícil” ao impor o aumento da idade da reforma. Para o professor, que nas últimas semanas tem sido presença assídua nos meios de comunicação franceses e internacionais, a primeira-ministra, Elisabeth Borne, e o Presidente, Emmanuel Macron, deveriam retirar o seu projecto e reiniciar a discussão em torno das condições de trabalho e, eventualmente, de uma reforma das pensões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários